_
A seleção portuguesa alcançou este sábado a sétima vitória consecutiva na Liga Europeia, ao derrotar a Áustria, por 3-0, em jogo da 4.ª jornada do Grupo B, disputado no Peso da Régua. Portugal, que venceu pelos parciais de 25-23, 28-26 e 25-16, lidera o grupo com o máximo de pontos possíveis e está a um pequeno passo de garantir a presença na fase final de Guadalajara, em Espanha.
Sem alguns dos habituais titulares, como João José, Carlos Teixeira e André Lopes, e com o selecionador Juan Diaz a lançar alguns jovens, como Carlos Fidalgo e Alexandre Ferreira, Portugal dominou por completo a Áustria.
A diferença no primeiro set chegou a estar em 7 pontos, aos 19-12, e só uma apatia generalizada por parte dos portugueses permitiu aos austríacos recuperar e empatar aos 23-23, com um serviço direto. Nos momentos decisivos do parcial pesou a experiência de Manuel Silva, Flávio Cruz e Valdir Sequeira, que, com três ou quatro decisivas intervenções, ajudaram a seleção portuguesa a fechar aos 25-23.
A Áustria entrou no segundo set determinada a inverter a tendência do jogo, chegando aos primeiro e segundo tempos técnicos em vantagem (8-7 e 16-12), mas os portugueses reagiram e passaram para a frente aos 18-17. O equilíbrio marcou a parte final do parcial, que pendeu favoravelmente para os portugueses num serviço direto de Frederico Siqueira, após três bolas para fechar desperdiçadas pelos austríacos.
No terceiro parcial, Portugal manteve a mesma toada de jogo, mais eficaz do que os austríacos nas várias ações de jogo, e a cometer menos erros, nomeadamente no serviço, disparou para uma diferença confortável. A seleção lusa chegou ao primeiro tempo técnico a vencer por 8-2, à passagem do segundo mantinha a Áustria a cinco (16-11) e depois de um parcial com 3 pontos consentidos disparou para uma vantagem de 7 (21-14).
Portugal fechou o set e o primeiro dos dois jogos com a Áustria - o segundo está marcado para as 17:00 de domingo - aos 25-16, que lhe permitiu manter a condição de líder invicto do Grupo B.
"Estou muito contente com o resultado. É preciso ver que não apresentámos a equipa titular, mas os jogadores que entraram mantiveram a equipa a um bom nível. Nos momentos mais críticos do jogo, a equipa reagiu sempre muito bem", disse Juan Diaz.
Pavilhão Municipal do Peso da Régua
Portugal-Áustria, 3-0
Parciais: 25-23 (28 minutos), 28-26 (30) e 25-16 (24)
Árbitros: Krassimir Todorov (1.º) e Riccardo Ragazzini (2.º)
Portugal: João Malveiro, Carlos Fidalgo, Flávio Cruz, Frederico Siqueira, Valdir Sequeira e Manuel Silva
Jogaram ainda: João Fidalgo (líbero), Tiago Violas e Alexandre Ferreira
Áustria: Simon Fruhbauer, Gerald Reiser, Oliver Binder, Philipp Schneider, Daniel Gavan e Thomas Zass
Jogaram ainda: Frederick Laure (líbero), Philipp Kroiss, Michael Laimer e Lucas Weber
Assistência: cerca de 350 espectadores
No outro jogo do grupo, a Turquia bateu a Grécia, por 3-1 (25-19, 22-25, 25-22 e 25-23).
Classificação:
1. Portugal 14 pontos/7 jogos
2. Turquia 11/7
3. Grécia 9/7
4. Áustria 8/7
Quarto jogo das meias-finais disputa-se este sábado
Portugal vai disputar a Liga Europeia, que é uma nova competição
Minhotas selam apuramento ao fim do terceiro encontro
Águias triunfaram por 3-1 no terceiro jogo das meias-finais
Juiz português envolto em polémica na sequência de um lance com um ex-Benfica, no duelo entre Estrasburgo e Mainz
Holandeses e italianos ficaram sem representantes nas provas europeias
Neurocirurgião Leopoldo Luque falou durante 30 minutos
Com a eliminação do Sporting, o nosso país fica agora apenas com FC Porto e Sp. Braga nas provas europeias
Alex Manninger tinha 48 anos
Luta continua 'acesa' entre os tubarões europeus, mas quem chama a atenção... é a Polónia