Seleção feminina garante apuramento inédito para o Europeu

Equipa de Manuel Almeida derrotou a Dinamarca por 3-0

• Foto: Facebook Federação Portuguesa de Voleibol
PUB

A seleção portuguesa feminina de voleibol derrotou este sábado a Dinamarca 3-0 (25-14, 25-23 e 25-21) e apurou-se pela primeira vez para um Campeonato da Europa, sendo uma das duas primeiras classificadas do grupo D.

Depois de ter vencido (3-0) as dinamarquesas em Braga na última quarta-feira, a equipa comandada pelo selecionador Manuel Almeida deu sequência à boa atuação e começou cedo a assentar o seu jogo nesta quarta partida da poule, ao criar logo uma vantagem por 8-1 e triunfando confortavelmente no final do primeiro parcial por 25-14.

Todavia, a seleção dinamarquesa elevou o seu rendimento no jogo seguinte e colocou mais dificuldades. Ainda assim, a equipa das quinas soube manter a supremacia no marcador e acabou por se impor por 25-23. O conforto de dois sets tranquilizou a seleção nacional e a vitória foi confirmada por 25-21 no derradeiro parcial do jogo, disputado em Holte, na Dinamarca.

Com esta vitória, Portugal assegurou pelo menos o segundo lugar no grupo D, com nove pontos em quatro jogos, menos três pontos do que a líder França, que bateu este sábado a Geórgia por 3-0 e alcançou também a qualificação para a fase final. A Geórgia é terceira classificada, com três pontos, enquanto a Dinamarca fecha o grupo, sem qualquer ponto.

Portugal volta a jogar na fase de apuramento entre os dias 5 e 6 de janeiro, visitando a seleção francesa, e termina a campanha em 9 de janeiro com a receção à Geórgia. Porém, a seleção de Manuel Almeida já tem, pelo menos, o segundo lugar garantido, mesmo que perca os dois derradeiros encontros, face à vantagem sobre a Geórgia nos critérios de desempate em caso de igualdade pontual.

A fase final do Europeu vai contar com 24 países e decorre em 2019 na Turquia, Polónia, Hungria e Eslováquia.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB