Benfica-Fonte do Bastardo: Hoje há campeão

Águias e açorianos decidem na Luz quem festeja título da Divisão de Elite

• Foto: António Araujo

Hoje, sim, há campeão nacional. A partir das 15 horas, na Luz. O Benfica procura o tetra; a Fonte do Bastardo deseja o segundo título da sua história. A decisão chega no 5º e último jogo do playoff, numa luta levada até ao fim, onde até agora o fator casa tem sido uma alavanca para as equipas. Ou seja, as águias ganharam na Luz os 2º e 3º duelos, com os açorianos a fazerem o mesmo na Ilha Terceira nos 1º e 4º. Mas uma equipa atuar no seu recinto terá hoje a mesma influência?

"Muito embora tenhamos tido sempre o apoio do nosso público, tal como o Benfica, penso que o fator casa hoje vai pesar pouco. Porquê? É um jogo que decide praticamente uma época", sublinhou ao nosso jornal o treinador da Fonte do Bastardo, Alexandre Afonso, para quem outros parâmetros podem então ser mais preponderantes. "Quem tiver maior controlo emocional, ganha."

O homólogo do Benfica, em declarações à TV do clube, também tem idêntica opinião, ainda que reconheça o calor humano que existe quando se joga em casa. "É um jogo de tudo ou nada. É o grande objetivo da temporada, a decisão é em nossa casa, algo que não nos garante nada, mas não deixa de ser agradável poder decidir o título perante os nossos adeptos, que sempre nos apoiaram." O técnico admite também que o fator emocional vai ser decisivo. "Motivação não vai faltar. É preciso agressividade competitiva e controlo emocional, pois são estes os aspetos na génese das grandes decisões."

Quem é favorito?

"Há sempre um pouco mais de pressão para quem joga em casa, mas neste jogo não há favoritos. Por tudo o que se passou neste playoff, há 50 por cento de hipóteses para cada equipa ser campeã", vaticinou Alexandre Afonso, que pode hoje dirigir o último jogo à frente da Fonte do Bastardo.

Este fim de semana também pode haver campeão da 1ª Divisão, se o Sp. Caldas bater hoje e amanhã o Castelo da Maia, e feminino, caso o Atlético VC derrote amanhã o Porto Vólei.

Afonso pode estar de saída

Ao que o nosso jornal apurou, Alexandre Afonso vai deixar a Fonte do Bastardo esta época, seja ou não campeão nacional. O técnico vai regressar ao continente, para fazer, pelo menos, um ano sabático, depois de seis anos a comandar a equipa da ilha Terceira.

"Sobre o futuro só falarei na próxima semana. Agora estou focado no jogo que decide uma época", disse a Record.

Como treinador da Fonte do Bastardo, Alexandre Afonso levou a equipa à conquista das primeiras vitórias para os açorianos, ou seja, ao título nacional em 2010/2011 e Taça de Portugal em 2013.

Gelinsk e Duff deixam águia

No Benfica também já existem algumas novidades para a próxima época, embora ainda não confirmadas pelo clube. O site brasileiro Globoesporte dá conta de que o distribuidor canarinho Danilo Gelinski deixa o Benfica para jogar no Volei Taubaté. Ao que apurámos, também o canadiano Justin Duff e o búlgaro Ivan Kolev poderão disputar hoje o último jogo pelos encarnados. Os três chegaram à Luz esta época.

Já o holandês Mart Van Werkhoven, outra cara nova no plantel, parece ter merecido a confiança de José Jardim para continuar mais uma época.

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Voleibol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.