Decisões do Gira-Volei regressam à Guarda

Sucesso da última edição garante retorno ao Parque Urbano do Rio Diz a 30 e 31 de maio

Festa na cidade mais alta
Festa na cidade mais alta • Foto: FP Voleibol

A ‘cidade mais alta’ prepara-se para voltar a vibrar com a energia contagiante do voleibol. Após o sucesso estrondoso do último ano, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) confirmou que o Encontro Nacional de Gira-Volei regressará à Guarda, no fim de semana de 30 e 31 de maio de 2026 - é já daqui a um mês!

O Parque Urbano do Rio Diz será, uma vez mais, o palco de eleição para o culminar de um projeto que conta já com mais de duas décadas de história. A decisão da autarquia em dar luz verde ao evento surge como um reconhecimento natural de uma iniciativa considerada uma “mais-valia a vários níveis”, consolidando a Guarda como um destino estratégico para o desporto de formação.

O combustível desta dinâmica assenta numa colaboração triangular: entre a Federação, a Associação de Voleibol da Guarda (AVG) e a Câmara Municipal da Guarda (CMG). Esta união de esforços foi, aliás, recentemente coroada na Gala do Desporto da Guarda 2025, celebração em que a AVG e a Federação receberam o Prémio Reconhecimento. A distinção sublinha o “contributo excecional” na organização da Final Nacional anterior, que levou à cidade milhares de atletas e acompanhantes, impulsionando de forma clara a economia local.

O Encontro Nacional representa o culminar de todas as etapas de convívio, municipais e regionais, realizadas ao longo do ano em Portugal.

A escolha da Guarda, a cidade mais alta do país, justifica-se pela “expressão que o Gira-Volei já tem na região” e pelas “excelentes condições” do Parque Urbano do Rio Diz para a prática da modalidade.

O “apoio e disponibilidade demonstrados pelo município” também foram fatores decisivos, segundo Leonel Salgueiro, Diretor Técnico Nacional, fazendo ainda questão de sublinhar que a fase final da competição é “um dos momentos mais relevantes organizados pela Federação Portuguesa de Voleibol” e é considerada a maior festa de convívio dos jovens que praticam Voleibol, representando o momento desportivo mais alto destes atletas.

O caminho para a final

Antes da grande decisão na Guarda, o Gira-Volei - que se define pelos pilares ‘Fácil, Divertido, Competitivo e Inclusivo’ - percorrerá o país de lés a lés. Os Encontros Regionais já arrancaram e prometem levar a modalidade a muitos jovens.

Esta digressão nacional passará por 12 localidades - desde Torres Novas, que recebeu ontem a primeira etapa, Guimarães e Mogadouro, até aos Jardins de Belém e ao Parque da Cidade do Porto -, servindo como a antevisão perfeita para a grande decisão final que terá lugar na Guarda. Através destas diversas paragens estratégicas coordenadas pelas Associações de Voleibol regionais, o projeto reafirma a sua missão de promover a modalidade e a inclusão social em todo o território.

29.04.2026 – Torres Novas (AV Santarém)
02.05.2026 – Tábua, no Estádio Municipal da Vila (AV Coimbra)
06.05.2026 – Guimarães (AV Braga)
06.05.2026 – Castro Verde, no Estádio Municipal 25 de Abril (AV Alentejo e Algarve)
07.05.2026 – Jardins de Belém (AV Lisboa)
09.05.2026 – Mogadouro (AV Trás-os-Montes)
09.05.2026 – Vila Nova de Paiva (AV Viseu)
12.05.2026 – Viana do Castelo (AV Viana do Castelo)
13.05.2026 – Loulé, no Campo João Adelino Gonçalves (AV Alentejo e Algarve)
14.05.2026 – Guarda, no Parque Urbano do Rio Diz (AV Guarda)
15.05.2026 – Marinha Grande (AV Leiria)
23.05.2026 – Parque da Cidade do Porto (AV Porto)

O Encontro Nacional representa o expoente máximo de um ano de convívio e competição, reafirmando o voleibol como uma ferramenta essencial de desenvolvimento e coesão social em Portugal. A Guarda espera por ti!

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Voleibol
Notícias
Notícias Mais Vistas