Playoff entre Fonte do Bastardo e Benfica arranca com pitada de polémica

Defrontam-se hoje no 1.º jogo da final, discutida à melhor de 5

• Foto: Lusa

Não falta uma pitada de polémica no playoff do título da Divisão de Elite, que coloca frente a frente os ‘suspeitos’ do costume, as equipas que nos últimos anos têm discutido o título: Benfica e Fonte do Bastardo. Equipas que sempre tiveram relações cordiais, ao invés, por exemplo, dos embates entre águias e Sp. Espinho, mais propícios a picardias.
Mas há sempre uma primeira vez para tudo. Isto para dizer que a equipa dos Açores surge na luta pelo cetro visivelmente desagradada com o facto de a Federação (FPV) ter ido ao encontro das pretensões dos encarnados quanto às datas do playoff, em virtude de o Benfica ter estado envolvido na Challenge Cup. A equipa da ilha Terceira acusa a FPV de só ter olhado aos interesses das águias, prejudicando os seus jogadores, que, por não estarem a jogar com regularidade, não têm ritmo de jogo.

Polémicas à parte, e após a eliminação do Benfica nas meias-finais da Challenge Cup, chegou então a hora de se saber quem será o campeão nacional de 2015/16. A formação da Luz parte em busca do tetracampeonato (e o sétimo da sua história), sendo que a Fonte do Bastardo procura o segundo título, depois da festa feita em 2010/11. As águias já levaram a melhor esta época diante dos açorianos, ao imporem-se na final da Taça de Portugal por 3-1, e na primeira fase do Campeonato Nacional registou-se uma vitória para cada lado, curiosamente obtidas fora de casa.

O sistema de disputa do playoff, à melhor de cinco jogos, dita que o primeiro jogo se dispute, não na casa da equipa mais bem classificada no final da primeira fase, mas na do adversário. Por isso, hoje, Benfica e Fonte do Bastardo defrontam-se nos Açores, às 17 horas locais (menos uma no Continente). Já os dois jogos seguintes, esses sim, terão lugar no reduto do Benfica.

Para chegarem à final da Divisão de Elite, recorde-se, os encarnados eliminaram o Castelo da Maia e a Fonte do Bastardo o Sp. Espinho, em ambas as situações ao fim de três jogos.

O QUE PENSAM

"Quase será necessário um milagre para ganharmos este campeonato. A verdade desportiva foi alterada, ao deixarem-nos cinco semanas parados, estão a ‘matar’ este campeonato. Vai ser um jogo muito complicado para nós; o Benfica encontra-se com um ritmo competitivo muito grande."

Alexandre Afonso, treinador da Fonte do Bastardo

"Temos o objetivo de ganhar as provas em que entramos. Felizmente, duas delas já vencemos – Supertaça e Taça de Portugal – e agora estamos no campeonato. Ambas as equipas têm o mesmo objetivo e têm valor para conseguir as vitórias nos jogos. Estamos preparados para isso e queremos dar mais uma resposta."

José Jardim, treinador do Benfica

PROGRAMA DA FINAL

1.º F. Bastardo-Benfica 17h00
2.º Benfica-F. Bastardo 9 abril
3.º Benfica-F. Bastardo 10 abril
4.ª F. Bastardo-Benfica 16 abril*
5.º Benfica-F. Bastardo 23 abril*
* Se necessário

Por Ana Paula Marques
5
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Voleibol

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.