Portugal perde com a Eslovénia e compromete apuramento para o Mundial'2018

Lusos mais longe do apuramento

• Foto: FPV

A seleção portuguesa de voleibol comprometeu esta sexta-feira o apuramento para o Mundial'2018, ao perder por 3-0 com a anfitriã Eslovénia, em Ljubljana, na terceira ronda do Grupo C da fase europeia de qualificação.

Apesar da boa réplica dada por Portugal, que a espaços esteve a liderar, reagindo em momentos cruciais do encontro e encurtando as diferenças à entrada das decisões dos parciais, a Eslovénia foi superior e venceu por 25-21 (27 minutos), 25-20 (28) e 27-25 (34).

Portugal ainda tem dois jogos para disputar no Grupo C, frente às acessíveis seleções da Geórgia (sábado) e Letónia (domingo), mas deverão ser Eslovénia e Bélgica a discutir o acesso direto, para o primeiro classificado. O segundo rumará a uma terceira ronda de qualificação.

No terceiro jogo em Ljubljana, a formação lusa atingiu o primeiro tempo técnico em vantagem (8-6), mas um parcial de cinco pontos consecutivos da Eslovénia permitiu inverter a tendência de jogo e colocar a seleção anfitriã a vencer por quatro (16-12), à passagem do segundo.

A seleção portuguesa reagiu e encurtou a diferença para apenas dois pontos, aos 17-15, mas novo parcial demolidor de quatro pontos consecutivos voltou a abrir a margem para a Eslovénia desta vez em seis (21-15), ficando perto da vitória no parcial.

Nova reação lusa, com quatro pontos consecutivos, que levou o marcador aos 22-20, relançou a incerteza quanto ao vencedor no parcial, mas a Eslovénia surgiu mais esclarecida nos momentos cruciais, fechando aos 25-21, em 27 minutos.

O início do segundo 'set', muito disputado, foi idêntico ao primeiro, com a diferença de que foi a seleção portuguesa a atingir o primeiro tempo técnico em vantagem, por 8-6, e o segundo, aos 16-14, mas sem nunca conseguir descolar da Eslovénia por mais do que dois pontos.

A Eslovénia, com três pontos consecutivos, passou para a frente aos 17-16 e, pela primeira vez no parcial, conseguiu uma vantagem de três pontos aos 20-17, que a seleção portuguesa reduziu para os 21-20, à entrada da sua fase decisiva.

Novo parcial demolidor de quatro pontos consecutivos para a seleção eslovena, melhor nas ações de serviço, ataque e bloco, permitiu aos anfitriões fechar o segundo parcial aos 25-20, em 28 minutos, e chegar a 2-0.

No terceiro e último 'set', a Eslovénia entrou melhor, atingindo o primeiro e segundo tempos técnicos em vantagem, (8-4 e 16-14), mas nova reação lusa levou à liderança, aos 19-17, relançando a discussão do parcial.

As seleções seguiram irmanadas até aos 24-24, mas a vitória acabou por cair para a Eslovénia, depois de Portugal ter evitado duas bolas de jogo, por 27-25, em 34 minutos, que fechou o jogo em 3-0, ficando mais perto do apuramento.

Alexandre Ferreira e Lourenço Martins, ambos com 10 pontos, foram os jogadores em evidência na seleção lusa, enquanto Tine Urnaut, com 16, Mitja Gasparini e Klemen Cebulj, com 13, foram os pontuados de serviço no conjunto esloveno.

Jogo no Dvorana Center Stozice, em Ljubljana.

Eslovénia -- Portugal, 3-0.

Parciais: 25-21 (27 minutos), 25-20 (28), 27-25 (34).

Sob a arbitragem de Sinisa Isajlovic (Áustria) e Jan Krticka (República Checa) as equipas alinharam:

- Eslovénia: Alen Pajenk, Jan Kozamernik, Mitja Gasparini, Dejan Vincic, Tine Urnaut e Klemen Cebulj -- 'seis' inicial. Jogaram ainda Jani Kovacic (libero) e Danijel Koncilja,

Selecionador: Slobodan Kovac.

- Portugal: Lourenço Martins, Filip Cveticanin, Valdir Sequeira, João Simões, Marcel Gil e Tiago Violas -- 'seis' inicial. Jogaram ainda Ivo Casas (libero), Alexandre Ferreira e Marco Ferreira.

Selecionador: Hugo Silva.

Assistência: 950 espectadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Voleibol

Notícias

Notícias Mais Vistas