Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Portugal vence Croácia em Zagreb rumo ao Europeu de 2019

Triunfo luso por 3-0

• Foto: FPV
A seleção portuguesa de voleibol venceu este sábado por 3-0 a Croácia, em Zagreb, para o grupo D da fase de qualificação rumo ao Campeonato da Europa de 2019, numa partida em que o serviço foi a arma lusa.

Portugal venceu pelos parciais de 25-18, 25-22 e 25-18 e averbou em Zagreb o segundo triunfo em dois jogos por 3-0, uma vez que tinha derrotado a Albania, também por 3-0, o que lhe permite liderar o grupo D, com seis pontos, e que integra ainda a Áustria.

Com uma atuação irrepreensível ao nível das várias ações de jogo, com destaque para o forte serviço, que valeu uma mão cheia de ases (pontos diretos), Portugal dominou o encontro desde o início do primeiro 'set' em que conseguiu uma vantagem de quatro pontos (6-2).

Bem no ataque, bloco, distribuição, receção e defesa, a seleção portuguesa evitou a reação croata, que encurtou a diferença para 7-6 e voltou a abrir a diferença para quatro pontos com dois serviços diretos de Marco Ferreira (10-6).

Com o decorrer do parcial, Portugal dilatou a vantagem sucessivamente para cinco (12-7), seis (15-9), sete (18-11) e oito pontos (22-14), o que lhe permitiu gerir o jogo e fechar o parcial aos 25-18, na terceira tentativa de que dispôs.

Galvanizada pela exibição, a seleção portuguesa manteve no segundo parcial a mesma atitude, atingindo novamente a vantagem de 6-2, mas, com alguns erros, permitiu à Croácia aproximar-se no marcador para a diferença mínima.

A seleção croata enjeitou as ocasiões de que dispôs para empatar e disso tirou partido Portugal, com boa variação de jogo do distribuidor Miguel Tavares e atitude do líbero João Fidalgo, para voltar a 'fugir' nos números do parcial.

Com os aríetes Alexandre Ferreira, Marco Ferreira e Lourenço Martins a fazer a diferença no serviço e no ataque, secundados por Filip Cveticanin e Phelipe Martins na rede, Portugal abriu para uma diferença de seis pontos aos 23-17.

Falhas de concentração na parte final do 'set', no serviço de Ante Giljanovic, permitiram aos croatas reduzir para apenas um ponto de diferença, com um parcial de cinco, aos 23-22, e lançar a incerteza quanto ao vencedor do parcial.

O selecionador Hugo Silva pediu uma paragem de jogo, para acalmar a equipa, e no recomeço, já depois de Alex Ferreira ter feito o 24-22, o segundo distribuidor luso, José Pedro Monteiro, fechou o parcial aos 25-22, com um serviço direto.

Portugal manteve a mesma postura, atitude e nível exibicional no terceiro e último parcial, que voltou a liderar praticamente desde o início, chegando cedo a uma vantagem de quatro pontos (10-06), que abriu para oito (20-12).

Mantendo a seleção croata à 'distância', com um parcial de cinco pontos consecutivos no serviço de Alexandre Ferreira (20-12), Portugal encerrou o encontro em 3-0 com um triunfo por 25-18 e que lhe permite encarar com otimismo a qualificação para o Europeu2019.

Jogo na arena Dvorana Sutinska Vrela, em Zagreb.

Croácia -- Portugal, 0-3.

Parciais: 18-25 (23 minutos), 22 e -25 (29) e 18-25 (25).

Sob a arbitragem da dupla Alexandros Mylokis (Grécia) e Stanislava Simic (Eslováquia) as equipas alinharam com:

- Croácia: Danijel Galic, Sandro Dukic, Leo Andric, Filip Sestan, Ivan Mihalj e Tsimafei Zhukouski. Jogaram ainda Hrvoje Pervan (líbero), Ante Giljanovic e Fran Peterlin.

Treinador: Ivan Rancic.

- Portugal: Filip Cveticanin, Miguel Tavares Rodrigues, Alexandre Ferreira, Phelipe Martins, Marco Ferreira e Lourenço Martins. Jogaram ainda João Fidalgo (líbero), José Pedro Monteiro e Valdir Sequeira.

Treinador: Hugo Silva.

Assistência: cerca de 500 espectadores.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Voleibol

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M