Portugal vence na Finlândia para a Liga de Ouro Europeia

Encontro acabou por ser decidido na negra

• Foto: DR Record

A seleção nacional venceu este sábado, por 3-2, a Finlândia, em Tampere, para a terceira jornada da fase regular da Liga de Ouro Europeia, impondo aos líderes do grupo C a primeira derrota na prova.

Portugal venceu na 'negra' pelos parciais de 17-25, 25-15, 25-19, 21-25 e 15-13 e passa a somar cinco pontos, menos dois do que a Finlândia, mantendo intactas as hipóteses de lutar pelo apuramento para a 'final-four' na República Checa.

Com um início em que apresentou pouca eficácia na receção e na construção de jogo, Portugal perdeu o primeiro 'set' por 25-17, depois de ter recuperado de uma desvantagem de 12 pontos, aos 22-10.

No segundo parcial, a seleção portuguesa manteve a mesma toada com que terminou o primeiro e, recorrendo a um serviço agressivo, que dificultou a construção do jogo aos finlandeses, e a uma maior eficácia na receção, venceu por 25-15, empatando 1-1 o encontro.

A Finlândia entrou melhor no terceiro 'set', a tirar partido dos erros acumulados por Portugal, e cedo construiu uma vantagem média de três pontos (8-5, 9-6 e 12-9) até aos 13-10.

Com um parcial de quatro pontos consecutivos, a seleção portuguesa anulou a diferença e passou para a frente aos 14-13. Após sucessivas igualdades (14-14, 15-15 e 16-16), Portugal, nas ações de serviço de José Belo, embalou para uma vantagem de três (19-16).

A controlar, com um parcial de seis pontos marcados contra três sofridos, a seleção portuguesa fechou o terceiro 'set' aos 25-19 e colocou-se em vantagem no encontro (2-1).

A seleção finlandesa voltou a entrar melhor no quarto parcial, que liderou praticamente desde o início até ao fim, salvo uma igualdade ao 5-5, e empurrou o jogo para a 'negra' ao vencer por 25-21, muito por culpa da ineficácia lusa no ataque, empatando a partida a 2-2.

No quinto e decisivo parcial, a seleção portuguesa construiu uma vantagem de três pontos, aos 9-6, e pese embora uma reação finlandesa, que passou para a frente aos 12-11, manteve a serenidade necessária para vencer aos 15-13.

Alexandre Ferreira, com 26 pontos, foi o melhor pontuador da seleção portuguesa, que na quarta-feira prossegue a sua participação no grupo C da Liga de Ouro Europeia com uma deslocação à República Checa.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Voleibol

Notícias

Notícias Mais Vistas