Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Portugal fecha torneio da WEVZA com a convicção de que o futuro será risonho
Portugal fechou o torneio da WEVZA com a convicção de que o futuro será risonho. A jovem Seleção Nacional, que viu Afonso Coelho ser distinguido como o melhor líbero, foca-se agora na 2ª Ronda de Apuramento para o Europeu de Sub-18 masculinos, agendada para 26 a 29 de março, onde Portugal enfrentará a anfitriã Alemanha, a Suécia e a Turquia: apuram-se os vencedores e os quatro melhores segundos classificados de cada grupo.
A 1ª Ronda, realizada em Viana do Castelo, funcionou como um momento ímpar de aprendizagem intensa para uma geração que se estreou em competições internacionais num torneio de bom nível.
Resiliência e identidade
onde Portugal enfrentará a anfitriã Alemanha, a Suécia e a Turquia: apuram-se os vencedores e os quatro melhores segundos classificados de cada grupo.
A 1ª Ronda, realizada em Viana do Castelo, funcionou como um momento ímpar de aprendizagem intensa para uma geração que se estreou em competições internacionais num torneio de bom nível.
O percurso da equipa das quinas foi marcado por momentos de grande superação. Após o impacto inicial da estreia frente à Bélgica, onde Diogo Rosa admitiu que a “pressão foi sentida nas tomadas de decisão”, a Seleção reagiu de forma categórica. A vitória por 3-2 frente à Holanda foi o ponto alto. “Foi uma vitória arrancada a ferros, mas extremamente importante para mostrar que temos argumentos para disputar jogos com seleções deste nível”, destacou o técnico nacional.
Apesar da entrega, as derrotas subsequentes frente a França e Espanha (vencedora invicta) mostraram que a eficácia no contra-ataque e o domínio das “bolas fáceis” ainda são áreas a lapidar. No fecho, perante o poderio físico da Alemanha, Portugal sentiu dificuldades no ataque, mas a distinção individual de Afonso Coelho, eleito o Melhor Líbero do ‘Dream Team’, serviu para coroar o esforço defensivo das cores nacionais.
Diogo Rosa não escondeu a realidade, mas aponta baterias ao que se segue. “Notou-se alguma inexperiência e imaturidade competitiva, que temos de desenvolver para sermos regulares”, analisou, sublinhando que o torneio foi uma descoberta de “dificuldades a que não estavam habituados”.
O foco está na 2ª Ronda de Qualificação, agendada para 26 a 29 de março. “Creio que poderá funcionar como um momento de crescimento. É uma grande oportunidade para nós. Vamos voltar ao trabalho e procurar ganhar tudo o que nos faltou trazer para aqui”, concluiu o selecionador.
Lição valiosa em Foggia
Entretanto, a Seleção Nacional de Sub-18 feminina encerrou a sua participação no Torneio da WEVZA com uma exibição de enorme entrega frente à Espanha, cedendo por 3-1 num encontro decidido apenas nos detalhes (32-30 no último set). Apesar de não ter alcançado a vitória, o balanço é pautado pela superação.
O selecionador Mário Martins destacou um “crescimento brutal” ao longo da prova. Numa estreia marcada pela falta de rodagem competitiva e pelo embate contra colossos físicos, as jovens lusas conseguiram encurtar distâncias.
Para o técnico nacional, a experiência em Itália foi uma lição valiosa. Embora falte regularidade e maior tempo de trabalho conjunto, a prestação evoluiu de forma clara entre o primeiro e o último jogo. Mais do que o resultado, fica a base para o futuro: uma geração que se descobriu em contexto de alta exigência e que sai valorizada pela capacidade de adaptação e espírito de luta demonstrados.
Ricardo Pedrosa, Gonçalo Gomes e Rafael Santos abrem os livros sobre as carreiras
Portugal fecha torneio da WEVZA com a convicção de que o futuro será risonho
Águias derrotadas pelo Fenerbahçe na Luz
Leões sofrem a quarta derrota na prova máxima europeia
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Playoff contará com Benfica; Sporting, FC Porto e Sp. Braga diretamente nos oitavos de final