Com 10 anos, cinco meses e três dias, Bodhana Sivanandan está nas bocas do mundo por ter estabelecido um recorde de precocidade do xadrez.
É que a menina britânica de origem indiana tornou-se na mais jovem de sempre a derrotar um Grande Mestre numa partida oficial, superando o registo que estava na posse da norte-americana Carissa Yip de 2019 (10 anos, 11 meses e 20 dias).
Agora, Sivanandan conquistou o título de mestre internacional feminino, um nível abaixo do título de grande mestre, depois de ultrapassar Peter Wells, de 60 anos, na última ronda do 111.º Campeonato Britânico absoluto, que se realizou em Liverpool.
Apelidada da nova Beth Harmon, personagem principal da série de sucesso 'Gambito de Dama', a prodígio também já tinha inscrito o seu nome no livre de recordes em 2024, quando tornou-se na mais jovem de sempre a representar a seleção britânica numa competição internacional a nível absoluto, neste caso as Olimpíadas de Budapeste.
Bodhana Sivanandan aprendeu a jogar xadrez durante a pandemia de Covid-19, com apenas cinco anos, depois de um amigo da família ter regressado à Índia e ter deixado alguns pertences na casa da menina.
"Numa das bolsas encontrei um tabuleiro e as peças de xadrez. O meu pai disse-me que era um jogo e, a partir daí, comecei a jogar. O xadrez ajuda-me a reconhecer padrões, concentrar a minha atenção, e a antecipar coisas. Adoro a forma como as peças se movimentam no tabuleiro, especialmente o cavalo", explicou a prodígio à BBC, deixando uma garantia: "Quero ganhar o título mundial e ser uma das melhores jogadoras da história".
Bodhana Sivanandan é a mais jovem a derrotar um Grande Mestre numa partida oficial
Equipa liderada pelo grande mestre ucraniano Vasyl Ivanchuk confirma favoritismo no terceiro título consecutivo
Número um do mundo levou a melhor sobre a Inteligência Artificial sem perder qualquer peça
Partida em estilo livre durou 46 dias e acabaou empatada ao cabo de 32 lances
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra