Era descrito como um jogador excecional, tanto no jogo "tradicional" como na versão "blitz"
Daniel Naroditsky, grande mestre de xadrez norte-americano, morreu aos 29 anos de forma "inesperada", informou o Charlotte Chess Center, clube que representava. Naroditsky era um dos jogadores de xadrez online mais conhecido do mundo.
Num comunicado oficial, o clube escreve: "É com muita tristeza que partilhamos o falecimento inesperado de Daniel Naroditsky. Daniel era um talentoso jogador de xadrez, comentador e membro estimado da comunidade. Era um filho, irmão e amigo leal. Vamos honrar o Daniel e relembrar a sua paixão pelo xadrez e inspiração que nos transmitiu todos os dias".
Nascido em 1995 na Califórnia, Naroditsky recebeu o título de grande mestre aos 18 anos, em 2013. No seu currículo tinha já uma vitória no campeonato mundial sub-12 e vários livros de estratégia de xadrez que escreveu durante a adolescência, enquanto subia nos rankings mundiais.
Naroditsky era um jogador excecional tanto no xadrez "tradicional" como na sua versão "blitz" (versão mais rápida do jogo).
Online, Naroditsky ficou conhecido por transmitir em direto os seus jogos e comentar os jogos de outros jogadores. Por vezes havia centenas e até milhares de pessoas a assistir em direto às suas transmissões na plataforma da Twitch ou do YouTube. No último vídeo que publicou no YouTube, Naroditsky afirmou que estava "de volta e melhor do que nunca" depois de uma pausa nas transmissões auto-imposta.
"Estou devastado. Esta é uma perda enorme para o mundo do xadrez", disse o número dois do xadrez mundial, Hikaru Nakamura, numa publicação na rede social X. "Ele adorava fazer streaming e tentar ser um professor. O mundo do xadrez está-lhe muito agradecido", acrescentou numa transmissão em direto.
Sarwagya Singh Kushwaha está bem encaminhado para se tornar grande mestre
Era descrito como um jogador excecional, tanto no jogo "tradicional" como na versão "blitz"
Bodhana Sivanandan é a mais jovem a derrotar um Grande Mestre numa partida oficial
Equipa liderada pelo grande mestre ucraniano Vasyl Ivanchuk confirma favoritismo no terceiro título consecutivo
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom