Bom dia, caro leitor.
Hoje é dia de dérbi em Lisboa e as atenções estarão focadas no Estádio da Luz, mas antes também haverá o sorteio do Mundial'2026, no qual Portugal conhecerá os adversários na fase final da competição que se realiza no próximo ano. Ainda assim, o nosso destaque vai para o enorme trambolhão do FC Porto na noite de ontem: os dragões perderam em casa (1-3) com o V. Guimarães e falham o acesso à final 4 da Taça da Liga.
No Dragão, Francesco Farioli decidiu poupar os jogadores mais utilizados e a opção acabou por sair cara aos portistas. Se Gabri Veiga ainda deu vantagem aos anfitriões - o espanhol acabaria por sair lesionado -, os visitantes operaram a reviravolta graças a dois penáltis, convertidos por Nélson Oliveira e Camara, e ainda um golo de Samu. Assim, é o Vitória que segue para a fase decisiva da prova, em janeiro, defrontando o Sporting na meia-final - Benfica e Sp. Braga decidem a outra vaga na final.
No final, o treinador não escondeu a desilusão. "Cometemos demasiados erros", admitiu Farioli. Já Pepê acabou em lágrimas e Cláudio Ramos explicou o que se passa com o brasileiro. "Ele passa por momento pessoal difícil", revelou o guardião.
Quanto ao dérbi lisboeta, José Mourinho e Rui Borges abordam o duelo de forma distinta. "Não vou dormir pior, a equipa está decidida", garantiu o treinador do Benfica. Ao invés, o técnico do Sporting ainda tem dúvidas. "Tenho de ver o que a almofada me diz", adiantou.
Os encarnados deverão manter o mesmo onze que venceu o Ajax, enquanto na turma leonina há mais incerteza: Morita e João Simões lutam por uma vaga no meio campo; Catamo ou Quenda jogarão na extrema-direita; e Ioannidis ainda fará um teste antes do jogo para saber se estará apto.
Em evidência está ainda mais uma Cimeira de Presidentes na Liga Portugal, onde foi discutida a forma como está previsto distribuir dos dinheiros da centralização dos direitos televisivos. Já Benfica e FC Porto defenderam o fim da Taça da Liga.
Lá por fora, as atenções centram-se em Washington, onde a FIFA realiza o sorteio do Mundial do próximo ano. Pedro Proencça, presidente da FPF, e Roberto Martínez, selecionador nacional, estão presentes na cerimónia que vai definir os grupos e o calendário da prova. Portugal está no Pote 1, evitando assim encontrar os rivais mais fortes na primeira fase.
Destaca ainda para o duelo entre o Man. United de Ruben Amorim e o West Ham de Nuno Espírito Santo. Em Old Trafford, Diogo Dalot marcou pelos red devils, mas Magassa respondeu pelos londrinos e ditou o empate (1-1). Já em Itália, o Milan de Rafael Leão caiu na Taça frente à Lazio, com Nuno Tavares a fazer a assistência para o único golo, de Zaccagni.
Mas há também a decisão do Brasileirão, com o Flamengo a prolongar a festa da Libertadores, conquistada no sábado, ao sagrar-se campeão brasileiro pela 8ª vez graças ao triunfo (1-0) sobre o Ceará no Maracanã. Ao Palmeiras de Abel Ferreira de pouco valeu o triunfo (3-0) na visita ao Atlético Mineiro.
Nas modalidades, o Sporting acabou derrotado (31-32) na Hungria, frente ao Veszprém, para a Liga dos Campeões de andebol, enquanto a nadadora Camila Rebelo voltou a estar em evidência nos Europeus de piscina curta, garantindo a passagem à final nos 100 metros costas - quarta-feira já foi 4.ª nos 200 metros costas.
Não se esqueça que há muito mais para ver e saber através das nossas diversas plataformas, como é o caso da habitual opinião de qualidade, hoje com Rui Calafate, Bernardo Azevedo, Eládio Paramés e Vítor Pinto.
Tenha um excelente dia, sempre com Record por perto.