E depois das férias?

• Foto: Pedro Noel da Luz

Olá a todos, como foi a vossa semana?

Espero que tenha sido de férias e que tenham aproveitado bem! Esta semana, e devido aos vários emails que tenho recebido, decidi voltar a escrever sobre o regresso de férias, que é a realidade de muitos portugueses neste momento.

A verdade é que a maioria das pessoas no período de férias só pensa em alimentos mais calóricos e menos saudáveis! Existe uma sensação de liberdade de horários e de falta de rotina que vai potenciar uma dieta menos equilibrada, e que faz com que regressem com algum peso (e volume!) a mais, ao ponto de já se notar.

A solução, para muitas pessoas, pode passar por fazer uma dieta rica em alimentos menos calóricos e na restrição de alimentos como como carnes vermelhas, leite e derivados, açúcares e farinhas refinadas e gorduras, para além de voltar à sua rotina de exercício físico.

Devem preferir fazer uma alimentação com maior consumo de fruta, vegetais crus ou cozidos e chás mais diuréticos como cavalinha ou barbas de milho. No fundo, é uma limpeza ao organismo que vai ajudar a recuperar a forma. Contudo, como é óbvio, deve aconselhar-se com o seu nutricionista para ver se este tipo de opções é o melhor para a sua situação.

Na minha opinião, e se costumam ler os meus artigos, sabem que acredito que opções muito restritivas nunca são boa ideia.

A maioria das vezes a primeira opção é cortar drasticamente a quantidade de comida, o que está completamente errado! Saltar o pequeno almoço, almoçar uma salada sem hidratos de carbono, uma fruta e uma sopa para comer ao jantar são alguns dos exemplos mais comuns. Com esta restrição calórica diária, é normal que se perca peso, principalmente na primeira semana. Porém é impossível manter esta alimentação durante muito tempo.

Outra opção muito utilizada pelas pessoas em geral, é a substituição das principais refeições por sumos de fruta ou batidos, mas isso não trará nada mais do que carências proteicas e em ácidos gordos essenciais. Para além disso, muitos destes batidos, pelas misturas que são feitas, acabam por ter uma quantidade excessiva de fibra, que poderá ter efeitos laxantes que levam a uma desidratação, desequilíbrio e perturbação da flora intestinal, que só piora a situação de desconforto a longo prazo.

O importante, tal como já disse várias vezes, é recuperar o peso de forma saudável, coisa que não acontecerá com este tipo de opções porque as perdas são conseguidas através de desidratação e perda de massa muscular.

Assim, a melhor solução para recuperar dos excessos das férias é mais simples do que parece: retome a sua rotina com uma dieta equilibrada e exercício físico! Pode demorar um bocadinho mais de tempo, mas terá a certeza que é uma solução sustentada em opções que trarão resultados muito mais duradouros.

Esta semana dou algumas dicas que podem ajudar a recuperar a forma de antes das férias!

Até para a semana!

Por Inês Morais
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Nutrição

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.