Controlar o peso nas férias

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Olá a todos, bem vindos a mais uma semana!

Com o clima a melhorar e com os miúdos a finalizar o ano escolar, muitas pessoas começam a entrar em "modo férias" a partir desta altura. E, para quem lê os meus artigos, sabe que todos os anos tento dar dicas que ajudem a manter o peso nas férias, altura em que as rotinas se alteram e que, na maioria das vezes, acaba por ter algum impacto na qualidade e quantidade dos alimentos que se ingere. E podem estar a estranhar este artigo em Junho, mas a verdade é que, apesar de ser o mês de Agosto que associamos a férias, a verdade é que cada vez mais pessoas opta por ter férias cada vez mais cedo.

Assim, hoje quer partilhar convosco uma nova estratégia para manutenção do peso nas férias, num artigo científico que foi publicado no final do mês de Maio e que achei muito interessante e útil.

Este estudo examinou 111 adultos com idades entre 18 e 65 anos, implementando a sua intervenção a partir de meados de novembro de 2017 até ao início de janeiro de 2018. Os investigadores envolveram-se num período de acompanhamento de 14 semanas após a intervenção. Os participantes que se pesaram diariamente em balanças e receberam feedback gráfico das suas mudanças de peso mantiveram ou perderam peso durante a temporada de férias, enquanto os participantes que não realizaram pesagem diária ganharam peso.

Os autores do estudo relatam que os participantes do grupo de intervenção foram instruídos a tentar manter seu peso "pré-férias" durante toda a temporada de férias. No entanto, não foram fornecidas instruções adicionais sobre como atingir esse objetivo. Isso permitiu que cada participante escolhesse de forma autónoma a forma como modificaria o seu comportamento. Por exemplo, uma pessoa pode tornar-se mais ativa fisicamente ou decidir comer menos ao perceber que houve algum aumento de peso. Os participantes do grupo de controlo não receberam instruções.

Segundo os psicólogos da Universidade da Georgia, a maioria das pessoas são realmente sensíveis a discrepâncias ou diferenças no seu peso quando têm um objetivo definido. Quando as pessoas vêem essas alterações, isso tende a levar a uma mudança de comportamento, por isso, a pesagem diária acaba por mostrar isso às pessoas de uma forma muito clara.

Outros estudos anteriores mostraram que a temporada de férias pode levar a um aumento de peso que persiste após o término das férias, o que poderia contribuir para o ganho de peso anual. Este estudo ainda acrescentou que indivíduos com excesso de peso ou obesidade são suscetíveis a aumentar mais de peso. Por outro lado, indivíduos que praticam exercício regularmente não estão protegidos do aumento de peso durante as férias.

Contudo, e apesar da utilidade deste estudo, os investigadores concluíram que pesquisas futuras são necessárias para determinar se a pesagem diária seria uma estratégia efetiva para manter o peso durante as férias.

O que o principal investigador concluiu, também, é que as férias são das épocas do ano em que as pessoas são mais suscetíveis ao aumento de peso num período muito curto de tempo podendo, realmente, ter um grande impacto na saúde de longo prazo.

Posto isto, obviamente que se percebe que este método ainda não está totalmente validado, mas pode claramente ser uma estratégia que ajudar a manter o peso numa altura em que temos tantas alterações à nossa rotina diária.

Normalmente, e noutros contextos de consulta, eu desaconselharia esta prática, mas nestas alturas faz-me todo o sentido que seja utilizada para o controlo do peso.

Não são raras as vezes em que no pós-férias eu vejo alguns utentes que acompanho, recuarem nos seus objetivos de forma significativa… Para que isso não aconteça consigo, experimente esta estratégia e diga-me os seus resultados!

Ao longo da semana vou dar-vos algumas estratégias no que diz respeito à alimentação e que, associado à pesagem diária, podem ser aliados na manutenção do peso para estes meses de férias que se avizinham.

 

Até para a semana e, se for caso disso, boas férias!

Fonte: The Obesity Society. (2019, May 23). New strategy for preventing holiday weight gain.

Por Inês Morais
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