Controlo alimentar na Páscoa

Olá a todos, bem-vindos a mais uma semana, e tão doce que esta semana costuma ser…

Pois é, esta semana é, mais uma vez, uma semana de gestão da vossa alimentação. E que rápido que este ano está a passar… Parece que ainda ontem vos estava a ajudar a "sobreviver" a todas as tentações natalícias, e já vos estou a ajudar com as tentações da Páscoa!

Este, que é, sem dúvida, o período mais doce do ano: a Páscoa. E, mais uma vez, a palavra de ordem é "controlo"! Para quem está a tentar fazer uma gestão do seu peso, controlar esta época é fundamental para não fracassar no objetivo que definiu para si.

Obviamente, que para algumas (poucas!) pessoas, exagerar um bocadinho no chocolate nesta altura, não tem grande significado no aumento de gordura corporal, contudo, para a maior parte das pessoas que estão nessa luta diária que é controlar o seu peso, aumentar a quantidade de chocolate na Páscoa, pode provocar grande frustração quando se voltarem a pesar no momento em que esta época terminar.

Por isso mesmo, e por saber que nesta altura do ano, muito, muito próxima do Verão, muitos de vocês, homens e mulheres, já estão a trabalhar para melhorar a vossa forma física, venho ajudar a fazer o controlo de alimentos mais doces nesta semana da Páscoa.

Uma das principais questões é a quantidade de chocolate consumida! Se para si controlar o consumo de chocolate é muito difícil, e que não consegue consumi-lo em pequenas quantidades, a melhor opção será mesmo evitar tê-los em casa! Obviamente que sei que, principalmente para quem tem filhos, esta tarefa torna-se particularmente mais difícil, mas também aqui pode encontrar uma boa oportunidade para começar a educar as suas crianças para o consumo consciente deste tipo de alimentos na sua dieta diária.

Dê preferência ao consumo de chocolate negro, escolhendo os mais amargos, optando por comprar uma pequena quantidade periodicamente. O chocolate pode ser um alimento muito prazeroso, mas exige um grande foco para que apenas se consumam as 30g diárias a que cada um de nós tem direito.

Os ovos da Páscoa são uma tradição que não vale a pena contrariar, por isso, caso receba um, tente comer apenas um pequeno pedaço por dia. Se receber mais do que um ovo destes, escolha o que mais gosta e ofereça ou guarde os restantes, no caso de saber que se vai conseguir controlar.

Como sabem, por que já vos disse várias vezes, eu acredito mesmo que o sucesso do controlo de peso não passa por fazer uma restrição total de nada, mas neste caso é importante restringir o consumo de chocolate porque a maioria deles contém elevadas quantidade de açúcar e gordura (manteiga de cacau e leite gordo), e por isso devem escolher-se os chocolates que contenham mais quantidade de cacau e, consequentemente, menos gordura.

Para além disso, o próprio cacau que está presente no chocolate, tem qualidades benéficas para o nosso organismo, como as catequinas e os polifenóis, fatores que estão associados a uma melhoria da tensão arterial e controlo do colesterol. Para além disso, o chocolate negro com elevado teor em cacau, contem um elevado teor de teobromina, um agente responsável pelo aumento da vasodilatação.

E como saber se a nossa escolha é a melhor? Mais uma vez vos digo: rótulo do produto! Confira a lista de ingredientes, sendo que o primeiro for o cacau (o que significa que é o ingrediente eu se encontra em maior quantidade) e evite os que nesta lista tem como primeiros ingredientes o açúcar e a manteiga de cacau, porque estes, ao contrário do cacau, estão correlacionados com efeitos nefastos ao nosso organismo com o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Durante o resto da semana, vou dar mais dicas para controlarem a vossa Páscoa, mantendo doce, mas que não se transforme num "sentimento amargo" na semana seguinte.

E como para a semana no domingo é Páscoa, na semana seguinte vou um bocadinho de férias. Por isso, para a semana não haverá artigo, mas descansem, conversamos novamente em Maio!

Boa Páscoa!

Até para a semana!

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com

Por Inês Morais
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