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E depois das férias?

Nutrição no desporto

Tal como vos disse antes de ir de férias, a verdade é que a maioria das pessoas nesta altura só pensa em gelados, caracóis, gin, sangria….! Nas férias a sensação de liberdade de horários e de falta de rotina potencia o esquecimento de uma dieta equilibrada, o que faz com que no final dos 15 dias ou três semanas apareçam uns quilos a mais, e no final do verão até já na roupa se nota.

A solução pode passar por fazer uma dieta rica em alimentos menos calóricos e na restrição de alimentos como como carnes vermelhas, leite e derivados, açúcares e farinhas refinadas e gorduras.

Deve optar-se por fazer uma alimentação com maior consumo de fruta, vegetais crus ou cozidos e chás diuréticos. No fundo, é uma limpeza ao organismo que vai ajudar a recuperar a forma.

Opções muito restritivas nunca são boa ideia.

A maioria das vezes a primeira opção é cortar drasticamente a quantidade de comida, o que está completamente errado! Saltar o pequeno almoço, almoçar uma salada sem hidratos de carbono, uma fruta e uma sopa para comer ao jantar são alguns dos exemplos mais comuns. Com esta restrição calórica diária, é normal que se perca peso, principalmente na primeira semana. Porém é impossível manter esta alimentação durante muito mais tempo.

Outra opção muito utilizada pelas pessoas em geral, é a substituição das principais refeições por sumos de fruta ou batidos, mas isso não trará nada mais do que carências proteicas e em ácidos gordos essenciais. Para além disso, muitos destes batidos, pelas misturas que são feitas, acabam por ter um valor exageradamente elevado de fibra, que poderá ter efeitos laxantes que levam a uma desidratação, desequilíbrio e perturbação da flora intestinal, que só piora a situação de desconforto a longo prazo.

O importante, tal como já disse várias vezes, é recuperar o peso de forma saudável, coisa que não acontecerá com este tipo de opções porque as perdas são conseguidas através de desidratação e perda de massa muscular.

Assim, a melhor solução para recuperar dos excessos das férias é mais simples do que parece: retome a sua rotina com uma dieta equilibrada e exercício físico! Pode demorar um bocadinho mais de tempo, mas terá a certeza que é uma solução sustentada em opções que trarão resultados muito mais duradouros.

Esta semana dou algumas dicas que podem ajudar a recuperar a forma de antes das férias!

BOM TRABALHO E BONS TREINOS!!

Por Inês Morais
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