Record

Recupere de todos os excessos… Eu ajudo!

Período de pouco desgaste físico, excessos no consumo de bebidas alcoólicas e desorganização alimentar

Pois é meus queridos amigos, este será o último artigo deste ano de 2018… Sim, sim, a vossa querida nutricionista entrará de férias nas próximas duas semanas para um descanso ligeiro, prometendo que voltará completamente inspirada para mais um ano em que se falará de nutrição e não só!

Mas achavam que eu ia de férias sem vos deixar todas as dicas para se orientarem até ao meu regresso? Claro que não!

Tal como disse a semana passada, todos sabemos que este é um período de pouco desgaste físico (espero que não…), excessos no consumo de bebidas alcoólicas e desorganização alimentar.

Os excessos começam a acontecer, geralmente, nos preparativos para a Consoada, continuando pela passagem de Ano e culminam no Dia de Reis. Muitas vezes, sem que a pessoa se aperceba, passam-se mais de duas semanas entre festas, sobras e convites para conseguir visitar todos aqueles que lhe são queridos. Depois, quando finalmente se enfrenta a balança, pode deparar-se com uns valentes quilos a mais.

E o maior problema nem é esse… A grande questão é que, após alguns dias de comemoração, é normal que aconteça algum desequilíbrio de todo funcionamento do organismo, órgãos importantes para digestão e absorção de nutrientes como fígado, pâncreas, vesícula biliar, estômago e intestino. Isto gera, normalmente, dor de cabeça, náuseas, vómitos, má digestão, azia e até diarreia.

Por isso, para além de regressar à sua alimentação controlada, é aconselhado que também regresse ao ginásio e caminhe ao ar livre – mesmo que os dias não sejam convidativos.

Assim, depois de um período de excesso, o seu organismo precisa desesperadamente por uma desintoxicação, não querendo dizer com isto que se deva optar por dietas demasiado restritivas. A grande questão é recuperar dos efeitos na saúde provocada por estes excessos. Depois de tanta gordura, sal e açúcar é natural que, até no seu grau de cansaço, isso se manifeste.

Assim, ao longo desta semana, e como vem sendo hábito, vou deixar-vos algumas estratégias simples para conseguirem recuperar a saúde e o bem-estar depois de uma temporada de festas.
 
Até 2019, sejam felizes!

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com
Por Inês Morais
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Nutrição

Notícias

Notícias Mais Vistas