Record

Toda a verdade sobre a manteiga de amendoim

• Foto: Getty Images
Bom dia todos, prontos para mais uma semana?

O tema desta semana surge, porque este produto tem sido um dos mais falados dos últimos tempos nas minhas consultas de nutrição clínica… a manteiga de amendoim.

Qualquer um de nós, seja profissional de saúde ou não, já ouviu falar neste alimento, mas para  a maioria das pessoas a melhor forma e as quantidades em que a devem consumir continua a causar alguma confusão. Perguntas como: "Mas manteiga de amendoim engorda?" ou "Mas a que eu como é sem açúcar, pode ser?", continuam a ser uma constante.

A ideia de que a manteiga de amendoim não engorda surgiu, muito provavelmente, devido ao seu consumo por parte de algumas celebridades da área do fitness em todo o mundo que consumiam este produto, mas que também apresentam corpos invejáveis.

A verdade é que infeliz, mas também felizmente, na nutrição pode dizer-se que "tudo engorda e nada engorda", ou seja, não existem fórmulas mágicas, e não se deve vilanizar qualquer alimento! O que vai determinar se uma pessoa engorda ou emagrece não é simplesmente o que ela consome, mas sim a quantidade consumida desse alimento e como é que esse consumo se encaixa na sua rotina alimentar e de exercícios, tendo sempre em atenção o gasto calórico diário.

Mas fora a questão do peso, é importante que percebam realmente, a qualidade nutricional deste produto para que, depois, façam a opção de o consumir, introduzindo-o na vossa alimentação.

Assim, a pergunta que se coloca é se, realmente, a manteiga de amendoim é um alimento saudável. Mais uma vez, a resposta é "depende"!

Existem cada vez mais versões deste produto no mercado, sendo que algumas delas são, efetivamente, saudáveis, mas há outras que não o são de todo. Por isso, cada produto deve ser avaliado individualmente.

O segredo para encontrar a opção mais saudável é simples: o único ingrediente presente na manteiga de amendoim deve ser o amendoim. Ou seja, no rótulo com a lista de ingredientes deve encontrar a indicação de que o produto é 100% amendoim, não contendo quaisquer aditivos. Dentro dessas opções ainda se pode optar pelas que contêm amendoins de produção biológica. Isto é importante, porque os amendoins de produção convencional são cultivados com recurso a pesticidas, resultando num produto com químicos, o que não é benéfico para a nossa alimentação. Desta forma, a manteiga de amendoim mais saudável é a orgânica e com 100% de amendoim.

O consumo de manteiga de amendoim pode ser feito por qualquer pessoa saudável e pode perfeitamente ser integrada num plano alimentar equilibrado. A única exceção, e por razões óbvias, são as pessoas alérgicas ao amendoim.

Ao longo desta semana vou falar de alguns dos benefícios, já comprovados cientificamente, atribuídos à manteiga de amendoim.

Contudo não se esqueçam, o segredo neste caso, é consumir de forma regrada, moderada e atenta a manteiga de amendoim, de forma a retirar dela todos os seus inúmeros benefícios.

Até para a semana!

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com
Por Inês Morais
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Nutrição

As dietas ioiô

Relação entre as oscilações do peso e a prevalência de diabetes e doenças cardiovasculares

Notícias

Notícias Mais Vistas