Quarta-feira (11 abril)

Necessidades proteicas e de gordura


Apesar das proteínas não contribuírem muito significativamente como substrato energético no futebol, a ingestão proteica é fundamental para otimizar muitas das adaptações que acontecem no músculo, em resposta quer ao treino de endurance, quer ao treino de resistência. Os futebolistas parecem ingerir proteína em quantidades suficientes, variando entre os 14% e os 18% do valor energético total diário, sendo que a ingestão de proteínas juntamente com hidratos de carbono (cerca de 10-20g de proteína) antes, durante ou logo após o exercício aumenta a disponibilidade e transporte de ácidos aminados para o músculo, favorecendo a síntese proteica enquanto que a o seu catabolismo é atenuado, resultando num balanço proteico positivo. Neste sentido bebidas como o leite magro têm sido apontadas como boas opções no sentido da reidratação e recuperação do exercício. Uma ingestão aguda de proteínas perto do início do exercício parece apresentar um maior impacto na adaptação ao treino. A ingestão em simultâneo de proteínas e hidratos de carbono imediatamente após o treino atenua o dano muscular e a sensação de dor. Este consumo também contribui para a recuperação do exercício, ao estimular a libertação de insulina e a síntese de glicogénio muscular.


A gordura é uma das principais fontes de energia durante o exercício, mas um atleta masculino tem em média cerca de 9kg de gordura corporal (fornecendo energia suficiente para caminhar durante mais de 10 dias consecutivos), o que permite perceber que um regime alimentar rico em gordura não traz vantagens competitivas a um futebolista e, de acordo com alguns autores, o consumo de 30-35% do valor energético total em gordura está associado a uma redução da geração de força em alguns desportos. Assim, a ingestão de gordura deve ser inferior a 30% do valor energético total diário, mas nunca fazendo ingestões abaixo dos 15%.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Do Dia

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.