Quinta-feira (7 de março)

DIA 4: Tensão pré-menstrual

Existem várias fontes alimentares que vão atenuar a sintomatologia associada a esta altura do mês:

A vitamina B6 atua na formação de serotonina, responsável pela sensação de bem estar, amenizando os sintomas de alterações de humor, tendo como principais fontes o gérmen de trigo, nozes, banana, abacate, fígado, ovos, soja, aveia, batata, cenoura.

Para além da vitamina B6, no período pré menstrual há uma elevação da temperatura corporal, aceleração metabólica e maior necessidade de comer hidratos de carbono. Por isso, deve evitar hidratos de carbono simples e dar preferência aos integrais. Os hidratos de carbono também auxiliam na absorção do triptofano (que podemos encontrar no leite, banana, aveia e cacau precursor da serotonina (maior sensação de bem-estar e melhora do humor), potenciando a ação de vitamina B6.

Outro micronutriente importante nesta fase é o magnésio que também está envolvido na produção de neurotransmissores, entre eles a serotonina. Podemos encontrar um elevado teor de magnésio em alimentos como a soja, figo, ostras, leite, leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha), cereais integrais (aveia), vegetais e folhas verde escuras e cacau.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Do Dia

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0