Segunda-feira (21 janeiro)

Cafeína

A cafeína é uma substância estimulante que apresenta benefícios bem estabelecidos para o desempenho atlético em situações de resistência e tarefas de sprint e/ou repetidos de curto prazo. Isto acontece porque a cafeína vai promover o aumento da libertação de endorfinas, o que vai melhorar a performance neuromuscular, melhorar a vigilância e alerta, reduzindo a perceção do esforço durante o exercício.

O Impacto que representa no desempenho do atleta, é a melhoria da sua capacidade de resistência, tais como aumentar o tempo de exercício até atingir a fadiga e a resistência nas atividades de duração variável. Contudo, o excesso de cafeína pode provocar efeitos secundários tais como: náuseas, ansiedade, aceleração do ritmo cardíaco e insónia, efeitos secundários estes que vão superar largamente os benefícios de desempenho que lhe são atribuídos.

A ingestão de cafeína deve estar sempre associada a uma ingestão de hidratos de carbono para melhorar a eficácia. Para além disto, a cafeína atua como diurético, mas esse efeito tem pouco significado das doses que demonstraram melhorar a performance.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Do Dia

Notícias