Sexta-feira (4 maio)

Hidratação


Muitos voleibolistas atingem níveis significativos de desidratação, nomeadamente no voleibol de praia. A cor e o volume da urina são bons indicadores do estado de hidratação, devendo esta ser clara e inodora. O sódio é o principal eletrólito perdido pelo suor, mas as suas perdas são mais difíceis de avaliar que as hídricas.

A quantidade de hidratação antes do exercício deve ser garantida durante treino e jogos, recomendando-se a ingestão de 5-7mL por kg de massa corporal, de água, sumos ou bebidas desportivas 4 horas antes do início da sessão. Se o atleta não produzir urina, ou esta esteja escura e muito concentrada, deve beber mais líquidos (3-5mL por kg de massa corporal) cerca de 2h antes do exercício. Caso a bebida seja água recomenda-se o consumo de alimentos sólidos (mais ricos em sódio), para provocar uma maior retenção da água consumida.

Durante o exercício, o voleibolista deve ingerir bebidas, seja durante os treinos ou jogos e, sempre que possível, limitar as perdas pelo suor para valores inferiores aos 2% da massa corporal. As bebidas desportivas são opções vantajosas para ser consumidas durante o exercício, já que para além de promoverem a hidratação, repõem os eletrólitos perdidos pelo suor. É fundamental incentivar os jogadores de voleibol a criar o hábito de ingerirem bebidas desportivas durante um jogo, não só nos intervalos entre sets. As bebidas desportivas disponíveis no mercado têm geralmente uma composição adequada que vai de encontro às necessidades dos atletas. O volume de ingestão de bebida desportiva deve ser então o suficiente para cobrir as perdas pelo suor e as recomendações de ingestão de hidratos de carbono durante o exercício.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Do Dia

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0