Record

Nutrição no Desporto

Nutrição

Nutrição

Nutrição

O meu trajeto

O meu nome é Inês Morais e sou nutricionista. Licenciei-me em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição, tendo feito mais tarde um curso de formação desportiva. Enveredei pela nutrição clínica, sem nunca descurar a parte desportiva, com cursos em nutrição desportiva e suplementação desportiva. Neste momento, para além das consultas de nutrição clínica, acompanho vários atletas, desde judocas a ginastas rítmicas.

  • Sexta-feira (16 novembro)

    Sexta-feira (16 novembro)

    Ovos

    Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram para o bom humor, sendo que o recomendado é uma unidade por dia, sempre confecionado sem gordura. Quem tem colesterol elevado deve ter algum cuidado com o excesso e evitar utilizar gordura associada ao seu consumo.

  • Quinta-feira (15 novembro)

    Quinta-feira (15 novembro)

    Mel

    Este alimento, devido à sua riqueza em hidratos de carbono, também vai estimular a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, por dia, são suficientes.

  • Quarta-feira (14 novembro)

    Quarta-feira (14 novembro)

    Carnes magras e peixe

    O triptofano que se encontra presente neste alimentos ajuda no combate à depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono. Recomenda-se a ingestão de uma a duas porções por dia, principalmente de peixes como atum e sardinha ou carapau.

  • Terça-feira (13 novembro)

    Terça-feira (13 novembro)

    Castanha-do-pará, nozes e amêndoas

    Estes frutos secos são ricos em selénio, um poderoso agente antioxidante, e que vai colaborar para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do stress. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também as pode misturar para fazer um saboroso snack.

  • Segunda-feira (12 novembro)

    Segunda-feira (12 novembro)

    Frutas

    Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são alimentos que vão agir como potenciadores do bom humor. Estas frutas são ricas em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Já frutas como a laranja e a maçã ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a uma menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o stress e previne a fadiga. Por este motivo, é recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com
M