Nutrição no Desporto

Nutrição

Nutrição

Nutrição

O meu trajeto

O meu nome é Inês Morais e sou nutricionista. Licenciei-me em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição, tendo feito mais tarde um curso de formação desportiva. Enveredei pela nutrição clínica, sem nunca descurar a parte desportiva, com cursos em nutrição desportiva e suplementação desportiva. Neste momento, para além das consultas de nutrição clínica, acompanho vários atletas, desde judocas a ginastas rítmicas.

  • Sexta-feira (16 de agosto)

    Sexta-feira (16 de agosto)

    DIA 5: Não se esqueça da atividade física!

    Tal como acontece com muitas das pessoas que não trabalham por turnos, os trabalhadores por turnos nem sempre praticam atividade física. Contudo, especialmente nestas pessoas, para além de todos os benefícios para a saúde física e mental associados a esta prática, a atividade física vai ajudá-los porque muitas vezes sofrem com maiores níveis de stress. A prática de atividade física é essencial para tentar aliviar esses sintomas.

  • Quinta-feira (15 de agosto)

    Quinta-feira (15 de agosto)

    DIA 4: Cuidado com o excesso de café

    Devido à rotatividade de horários, e por sentirem uma sensação de cansaço excessiva, muitas vezes os trabalhadores por turnos consomem cafeína de forma exagerada, como café e bebidas energéticas. Contudo é necessário controlo porque estas bebidas podem afetar a qualidade do sono, que já acaba por não ser completamente reparador, devido a dormirem, geralmente, durante o dia.

    Assim, recomenda-se que a ingestão de cafeína não ultrapasse os 400mg por dia em adultos saudáveis, o que corresponde a cerca de 4 a 5 cafés.

  • Quarta-feira (14 de agosto)

    Quarta-feira (14 de agosto)

    DIA 3: Coma uma refeição principal antes do turno

    Antes de iniciar o trabalho é muito importante fazer uma refeição principal, completa e equilibrada, para que ingira a energia e nutrientes necessários para as horas de trabalho. No entanto, procure que essa refeição não seja demasiado pesada para evitar dificuldades na digestão e sensação de sono ou fadiga.

  • Terça-feira (13 de agosto)

    Terça-feira (13 de agosto)

    Dia 2: Hidratar, hidratar, hidratar!

    A hidratação adequada tem um papel fundamente para o bom funcionamento do organismo, já que interfere com praticamente todas as nossas funções metabólicas. Para além disso, manter-se hidratado vai diminuir a sensação de fadiga, melhorando a concentração. Tente manter perto de si uma garrafa de água e beba-a ao longo do seu turno.

  • Segunda-feira (12 de agosto)

    Segunda-feira (12 de agosto)

    DIA 1: Renda-se às marmitas

    Como em várias outras situações, já sabem que eu sou muito fã de marmitas. Também neste caso elas podem ser ótimas aliadas na alimentação para quem trabalha por turnos. Levar as suas refeições de casa para o trabalho, permite planear com tempo o que comer, ajudando a ter sempre disponíveis refeições adequadas para as suas necessidades, saudáveis, completas e equilibradas.

    Para além disso, normalmente é difícil ter disponíveis refeições frescas no local de trabalho ou próximo deste, principalmente nos turnos da noite, o que, muitas vezes obriga os trabalhadores a recorrer a máquinas de venda automática ou a fast-food, que claramente não são as melhores opções.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.