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Nutrição no Desporto

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O meu trajeto

O meu nome é Inês Morais e sou nutricionista. Licenciei-me em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição, tendo feito mais tarde um curso de formação desportiva. Enveredei pela nutrição clínica, sem nunca descurar a parte desportiva, com cursos em nutrição desportiva e suplementação desportiva. Neste momento, para além das consultas de nutrição clínica, acompanho vários atletas, desde judocas a ginastas rítmicas.

  • Quinta-feira (21 de março)

    Quinta-feira (21 de março)

    DIA 4: Não se prive totalmente
     
    Isto é também, na minha opinião e de acordo com a minha experiência, um aspeto fundamental!

    A verdade é que depois de ter passado algum tempo após ter conseguido perder o peso e perceber que conseguiu manter a dieta e não voltar à vida sedentária, deve premiar-se com o equilíbrio. Como diz um ditado bem conhecido, "É no meio que está a virtude", e encontrar esse equilíbrio é fundamental para que não se sinta "prisioneiro" de uma dieta.

    Mas atenção, é preciso ter cuidado para que isso não se torne um hábito, deve ser apenas ocasional, como um sinal de que consegue manter o peso ideal sem se privar das suas comidas preferidas e nem perder o controlo quando as consumir.

  • Quarta-feira (20 de março)

    Quarta-feira (20 de março)

    DIA 3: Planeie as suas refeições
     
    Isto é fundamental para evitar cair em tentação! Comece a programar uma ementa semanal que inclua todas as refeições e alimentos que quer comer, optando por alimentos com baixo teor de gordura e hidratos de carbono.

    Também deve pensar nas refeições intermédias, em que como é obvio, vai sentir fome, e tenha sempre uma fruta ou outro alimento pouco calórico disponível para situações de emergência.

  • Terça-feira (19 de março)

    Terça-feira (19 de março)

    Dia 2: Abrace a sua nova rotina

    Fazer o que vos disse na dica de ontem pode ser mais difícil do que passar pelo processo de peso!

    Transformar hábitos prejudiciais à saúde em ações benéficas não é uma tarefa nada fácil, mas depois de alcançada não pode – e não deve – ser deixada de lado.

    Não pode voltar aos velhos hábitos que contribuíram para o excesso de peso, por isso é necessário transformar a nova rotina no "normal" da sua vida e deixar que o passado seja uma página virada.

     

  • Segunda-feira (18 de março)

    Segunda-feira (18 de março)

    DIA 1: Faça uma reeducação alimentar

    Para conseguir evitar que o peso volte a ser ganho depois de ser perdido, uma das questões principais é exatamente, a pessoa mudar os seus hábitos com o objetivo de tornar a sua vida mais saudável, substituindo de uma vez por todas aqueles que lhe fazem mal à saúde por outros que contribuam para o seu bem-estar e bom funcionamento do organismo.

    É por isso que quem quer perder peso deve também aprender como manter o peso ideal, estando consciente de que precisa de investir numa reeducação alimentar e nunca mais a abandonar, incorporando os hábitos e a dieta à sua rotina e mantendo-os pelo resto da vida.

    Ou seja, deve dar prioridade a uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais e outros alimentos com baixa quantidade de gordura, evitando gorduras trans e saturadas e comidas com alto teor de açúcar.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com