Nutrição no Desporto

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O meu trajeto

O meu nome é Inês Morais e sou nutricionista. Licenciei-me em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição, tendo feito mais tarde um curso de formação desportiva. Enveredei pela nutrição clínica, sem nunca descurar a parte desportiva, com cursos em nutrição desportiva e suplementação desportiva. Neste momento, para além das consultas de nutrição clínica, acompanho vários atletas, desde judocas a ginastas rítmicas.

  • Terça-feira (22 outubro)

    Medidas de prevenção – Proteínas:

    Consuma Ovos, leite e derivados – estes alimentos são ótimas fontes de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina

    Consuma Carnes magras e Peixe já que também são também boas fontes de triptofano. Para além disso contém outro aminoácido, a taurina, o qual aumenta a disponibilidade de outro neurotransmissor (GABA), responsável pelo controle da ansiedade.

    O triptofano que se encontra presente neste alimentos, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono. Recomenda-se a ingestão de uma a duas porções por dia, principalmente de peixes como atum e sardinha ou carapau

  • Segunda-feira (21 outubro)

    Prevenção da depressão sazonal

    No que à alimentação não diz respeito, mas sempre associado a um estilo de vida saudável, podemos tomar as seguintes medidas de prevenção:

    - Pratique atividade física. Está provado que o exercício físico aumenta os níveis de endorfinas deixando-o mais bem-disposto e animado.

    - Durma entre 7 a 8h por dia. É durante o sono que o cérebro integra as aprendizagens e processa as emoções, adquirindo desta forma maior energia e boa disposição para o dia seguinte.

    - Socialize regularmente. É muito importante ter tempo de qualidade com os seus amigos e familiares.

    - Cuide de si e da sua imagem. Permita-se dar uns mimos a si mesmo/a! Sentir-se bem com a sua aparência física vai ajudá-lo a ter um dia mais bem-sucedido e sentir-se mais confiante.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com

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