Record

Nutrição no Desporto

Nutrição

Nutrição

Nutrição

O meu trajeto

O meu nome é Inês Morais e sou nutricionista. Licenciei-me em Nutrição e Engenharia Alimentar e em Ciências da Nutrição, tendo feito mais tarde um curso de formação desportiva. Enveredei pela nutrição clínica, sem nunca descurar a parte desportiva, com cursos em nutrição desportiva e suplementação desportiva. Neste momento, para além das consultas de nutrição clínica, acompanho vários atletas, desde judocas a ginastas rítmicas.

  • Terça-feira (18 dezembro)

    Terça-feira (18 dezembro)

    Uso de chás e sumos digestivos
     

    ·         Utilize chás como funcho, alcachofra, hortelã, erva doce e cidreira para melhorar a digestão.

    ·         Bebidas "digestivas": sumo de mamão, abacaxi com hortelã, ou sumo de frutos vermelhos com água de coco.

    ·         Se gostar, adicione gengibre às bebidas e como tempero na comida. Para além de ser um excelente digestivo, tem também muitas propriedades anti-inflamatórias.

  • Segunda-feira (17 dezembro)

    Segunda-feira (17 dezembro)

    Alimentação
     

    Voltar à sua dieta habitual é uma das maiores estratégias de recuperação depois da época natalícia. Evite regimes demasiado restritivos e difíceis! Experimente fazer o seguinte:

    ·         Prefira alimentos naturais, reduza o consumo de processados e industrializados;

    ·         Opte por consumir alimentos preparados de forma mais simples: saladas cruas, preparações assadas, cozidas, no vapor ou grelhadas.

    ·         Coma pequenas porções.

    ·         Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes: 5 a 7 porções diárias

    ·         Como base de molhos para as saladas utilize azeite, limão, vinagre e vinagre balsâmico, ou iogurte, e não se esqueça de os manter refrigerados.

    ·         Prefira a ingestão de proteínas magras assadas, cozidas, estufadas e grelhadas, variando entre peixe, frango, peru e ocos. Evite preparações cremosas, fritas, gratinadas.

Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com