_

Opinião
Miguel Arrobas Presidente da Federação Portuguesa de Natação

Eventos desportivos e a promoção de Portugal - Tudo para dar certo!

Num espaço de apenas nove meses, Portugal recebeu dois Campeonatos da Europa Absolutos de modalidades aquáticas de grande relevância: o Europeu de Natação Artística e o Europeu Feminino de Polo Aquático. Ambos decorreram na emblemática Piscina da Penteada, no Funchal, Madeira. 

Reconhecendo a qualidade organizativa da Federação Portuguesa de Natação e a aposta consistente no desenvolvimento destas disciplinas, a European Aquatics confiou a Portugal a realização inédita de dois Campeonatos da Europa Absolutos em menos de um ano — um sinal inequívoco de credibilidade internacional.  

PUB

Para o público, tratou-se de dois eventos de elevado interesse desportivo. Porém, a sua concretização começou muitos meses antes, cumprindo rigorosamente o exigente caderno de encargos da entidade europeia. O financiamento deste tipo de competições assenta, maioritariamente, no apoio de instituições públicas nacionais e, neste caso particular, também regionais. Os critérios são claros e transparentes; o verdadeiro desafio reside em garantir que o retorno — desportivo e económico — corresponde ao investimento realizado. 

O Retorno Desportivo 

A organização de um Europeu ou Mundial em território nacional assenta em três objetivos fundamentais: 

PUB

1. Proporcionar ao público português a experiência única de assistir ao vivo a uma competição de dimensão internacional; 

2. Permitir a atletas, treinadores e dirigentes o contacto direto com a elite europeia da modalidade; 

3. Criar condições para que as seleções nacionais potenciem o seu desempenho, impulsionadas pelo apoio sempre entusiástico do público português. 

PUB

Neste domínio, o retorno desportivo é, na maioria dos casos, plenamente atingido — e frequentemente superado. 

O Impacto Económico e Mediático 

Para além da vertente desportiva, importa analisar o retorno económico e promocional associado a eventos desta escala. 

PUB

Os dados são expressivos: 

• Alcance médio de 350 mil pessoas por notícia; 

• Alcance total combinado de 450 milhões de pessoas em todo o mundo (excluindo redes sociais); 

PUB

• 1.800 notícias publicadas em mais de 120 sites nacionais e internacionais; 

• Valor estimado de exposição mediática equivalente a 173 milhões de euros em espaço publicitário; 

- 162 milhões de euros em meios internacionais; 

PUB

- 135 milhões de euros apenas em televisão. 

Estes números significam que, para alcançar uma exposição editorial equivalente através de publicidade paga, seria necessário investir 173 milhões de euros. Colocados em perspetiva, os resultados são verdadeiramente impressionantes. Demonstram o papel decisivo que o desporto — e, em particular, estas duas disciplinas aquáticas — pode desempenhar na projeção internacional de Portugal, promovendo simultaneamente o país, a região e as próprias modalidades. 

Um Trabalho de Parceria 

PUB

Este sucesso só foi possível graças ao apoio institucional do IPDJ, da Secretaria de Estado do Desporto, da Secretaria de Estado do Turismo, da Secretaria Regional da Educação da Madeira e da Associação de Promoção da Madeira. O reconhecimento do impacto estratégico destes eventos por parte destas entidades foi determinante. 

Para a Federação Portuguesa de Natação, esta é a confirmação de uma estratégia vencedora — desportiva, institucional e promocional. Assumimo-nos como um parceiro estratégico na organização de grandes eventos desportivos internacionais. 

Um agradecimento à confiança que a European Aquatics depositou na FPN e uma palavra final de reconhecimento à equipa interna da FPN, cujo profissionalismo e dedicação foram inexcedíveis. 

PUB

No balanço final, ganha o desporto português, ganham os municípios e as regiões envolvidas, e ganha Portugal — reforçando a sua reputação internacional como destino desportivo, turístico e organizativo de excelência. 

Por Miguel Arrobas
Deixe o seu comentário
PUB
PUB