Opinião
Tarantini Vice-presidente da ANTF

O tempo invisível dos treinadores

Há uma parte da vida de um treinador de que quase nunca se fala. Não tem conferências de imprensa, não ocupa manchetes nem gera debates televisivos. É um tempo silencioso, longe dos relvados, mas nem por isso menos importante.

A carreira de um treinador é feita de projetos. Entre o fim de um e o início de outro existe um período que muitos confundem com uma pausa. Na realidade, pode ser um tempo de crescimento.

PUB

Os períodos entre projetos fazem parte da realidade da profissão. E aquilo que, visto de fora, pode parecer apenas um tempo de espera, pode transformar-se num espaço importante de aprendizagem, reflexão e preparação.

Estar entre projetos não significa deixar de ser treinador. É o momento de observar o jogo sem a urgência do próximo domingo. De estudar novas metodologias, visitar outras realidades, investir na formação, ouvir quem pensa diferente e questionar convicções. É também no silêncio que muitos treinadores continuam a preparar o futuro.

Vivemos num futebol onde se fala muito dos que chegam e dos que saem. Pouco se fala daqueles que, longe dos holofotes, continuam diariamente a aprender, a evoluir e a preparar o próximo desafio.

PUB

Este é o tempo invisível dos treinadores. Um tempo que não aparece nas classificações nem nas estatísticas, mas que pode fazer a diferença quando chega um novo projeto.

Porque os projetos começam e terminam. A profissão continua.

Entre projetos, continua-se a ser treinador.

PUB

Por Tarantini
Deixe o seu comentário
PUB
PUB