Na última reunião do executivo municipal de Guimarães foi aprovada a discussão pública da revisão do Plano Diretor Municipal. O PDM é o principal instrumento municipal de planeamento territorial que estabelece a estratégia de desenvolvimento e o modelo territorial ambicionado. E o que é que o PDM do Município de Guimarães tem a ver com o desporto?
Ora, esta revisão prevê uma reserva de terrenos estratégicos para a futura Academia do Vitória Sport Clube. Esses terrenos abrangem as freguesias de Ponte e Silvares. Trata-se de um projeto desportivo estratégico para o Vitória e para todo o concelho Guimarães, abrindo-se agora um capítulo decisivo. A Academia afirmará, certamente, a posição do Vitória no plano desportivo, profissional e de formação, quer no contexto nacional quer internacional. Através da sua estratégia e do seu PDM, o Município esteve bem ao afirmar a relevância e o alcance deste projeto para Guimarães.
No plano mais quotidiano, no passado fim-de-semana desportivo, o Vitória regressou da Madeira com mais 3 pontos, depois de um jogo bem disputado frente ao Nacional. Numa tarde de sol, e sem vislumbre de nevoeiro que muitas vezes invade a Choupana, a equipa do Vitória destacou-se no marcador com golos de Tiago Silva e de Chucho Ramirez. Todavia, já perto do fim do jogo, permitiram o golo do Nacional, por Fuki Yamada, que trouxe algum desassossego para as hostes vitorianas na reta final do jogo.
O Vitória está agora a apenas um jogo de confirmar o quinto lugar e o apuramento para a Liga Conferência. O encontro da penúltima jornada, marcado para o próximo domingo frente ao Farense, no D. Afonso Henriques, será uma festa do futebol, como de resto são todos os jogos, nomeadamente em casa. Que venha a ser a festa da confirmação do Vitória europeu.
Já no polo aquático, depois de uma dupla jornada vitoriosa em casa contra o Sporting, o Vitória está a um jogo de ser campeão, o que poderá já acontecer este sábado em Alvalade.
Deixo uma palavra final para o futebol feminino do Vitória que pode confirmar, este sábado, a promoção à liga BPI, frente ao Rio Ave, já que apenas um ponto separa a equipa do objetivo da subida.
Avizinha-se assim um fim-de-semana de grandes decisões e, estou certo, de grandes alegrias para as cores vitorianas.
Por Ricardo Costa