Ricardo Costa
Ricardo Costa Deputado

Afirmar Guimarães também pelo desporto

Terminou a época 2024/25 da Liga Portugal e o Vitória ficou aquém do seu objetivo, não confirmando o aguardado 5.º lugar, que lhe garantiria a sua quarta qualificação consecutiva para a Europa. Todavia, creio que a época merece reconhecimento pelo seu brilhantismo na recente Liga Conferência, sendo o Vitória a equipa portuguesa que mais pontos amealhou para o ranking da UEFA.

Não nos devemos enclausurar numa análise simplista, olhando apenas para o 6.º lugar, sem olharmos para o caminho que percorremos. Neste caso, nem tudo é apenas preto e branco. Tudo começou a 25 de julho de 2024, na ilha de Malta, contra o Floriana. E a partir daí foram 52 jogos oficiais: 34 jogos para a Liga Portugal, 14 para a Liga Conferência, 3 para a Taça de Portugal e 1 para a Taça da Liga. Nestes jogos o Vitória registou 26 vitórias (metade dos jogos disputados), 15 empates e 11 derrotas, com 86 golos marcados e 54 sofridos.

PUB

Os números muito expressivos conservam intacto o nosso orgulho vitoriano. São resultados que denotam grandes jogos, com golos e grandes exibições, individuais e coletivas, pese embora algum tumulto desportivo, fora e dentro de campo. Vale a pena recordar as mudanças, quer na equipa técnica quer no plantel que, mesmo que justificadas e até impossíveis de contrariar, acrescentaram mais incerteza à incerteza de que é feito o futebol.

O Moreirense, também um orgulho vimaranense de primeira, encerrou a época no 10.º lugar, cumprindo o seu objetivo de manutenção. A equipa conta já com 14 presenças no escalão principal do futebol nacional, desde a sua primeira época em 2002/03. O Moreirense foi uma equipa exemplar pela sua regularidade pontual e exibicional.

Com o desfecho desta época, tudo irá começar de novo. A preparação para a próxima época já está em curso e as novidades vão surgindo. Enquanto vimaranense, anseio pela próxima época para continuar a Afirmar Guimarães.

PUB

Três notas finais. A primeira, ainda sobre futebol, para dar os parabéns ao Vitória B que, no passado domingo, 18 de maio, a duas jornadas do fim do Campeonato de Portugal, garantiu a subida à Liga 3. A segunda nota vai para o polo aquático, que disputará, no próximo sábado, dia 24, a meia-final da Taça de Portugal contra o Fluvial Portuense. Em caso de vitória disputará, no dia seguinte, a final. A última vai para os clubes e atletas de Guimarães, das diferentes modalidades, pela sua dedicação ao desporto e pela sua afirmação nacional e internacional, os quais serão reconhecidos na próxima Gala do Desporto, dia 12 de julho, organizada pela Câmara Municipal e pela Tempo Livre.

Por Ricardo Costa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB