Formação: grandes atletas, grandes cidadãos

Na "Gala Quinas de Ouro", a FPF galardoou o Vitória, o Benfica, o Braga, o Porto e o Sporting com o Prémio Presidente FPF, homenageando o "trabalho realizado na formação de atletas de excelência". A qualidade da formação é um dos grandes pilares para o sucesso do nosso futebol. Portugal não está limitado pela contingência da sua dimensão geográfica e populacional, transcendendo-a. A nível mundial, é um dos poucos países capazes de gerar seleções jovens vencedoras: conquistou dois Mundiais sub-20, três Europeus sub-19 e seis Euros sub-17.

O Vitória SC tem registado uma trajetória ascendente na formação. Merece particular destaque a escola de formação Os Afonsinhos, com mais de 400 atletas. Assente num projeto metodológico e organizado de aprendizagem, esta escola tem impulsionado o Vitória SC como uma referência na formação de atletas, com várias conquistas desportivas.

A formação é uma poderosa ferramenta para realizar sonhos e unir comunidades, criando espaços de socialização e de identidade coletiva e concretizando o raro potencial transformador do futebol. O sucesso da formação não se pode medir apenas pelas conquistas desportivas. Deve ser medido, também, pela competência em abraçar outros contextos educativos e funcionais, contribuindo para o desenvolvimento social e pessoal dos atletas, sem se reduzir ao repertório de habilidades físicas e técnicas. Embora nem todos possam alcançar o sucesso que os eleva ao topo do futebol, todos podem alcançar o sucesso que os eleva ao topo da cidadania e da inclusão social. E esse é também o papel dos clubes.

Deixe o seu comentário