Ricardo Silveirinha
Ricardo Silveirinha Clube Romântico de Futebol

Um Benfica-Sporting é para ser feliz

Pela primeira vez na História do futebol português duas equipas defrontam-se em igualdade pontual a poderem ser, as duas, campeãs nesse jogo.

Que este acaso cósmico junte Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal - os dois mais bonitos, ecléticos, grandiosos clubes em Portugal, os dois eternos rivais que andam há 119 anos em dérbis de cortar à faca e de maravilhar o mundo -, essa é a mais bonita de todas as coincidências.

PUB

Um Benfica-Sporting é muito mais do que um jogo porque atravessa o país todo, o mundo, grupos de amigos, gente no trabalho, famílias inteiras que passam o ano em picardias, em beijos, sempre na corda bamba entre o amor e aquela mesquinha competitividade de quem nunca quer perder nem a feijões.

Eu sou do Benfica porque o meu Pai era do Benfica e me levou muito novinho ao Estádio da Luz. Por outro lado, o meu Pai era do Benfica porque o meu avô, que era sportinguista, também o levou multo novinho ao Estádio da Luz.

O meu avô era de tal forma íntegro na sua condição de adepto que, apesar de gostar muito do seu Sporting, quis mostrar ao vivo ao meu Pai aquela super-equipa do Benfica bicampeã europeia. Há pouca coisa que eu vou passar na vida que me comova mais do que este gesto lindo do meu avô. Obrigado para sempre, meu Chico.

PUB

O meu primeiro clube como jogador foi o Sporting Clube de Abrantes. E eu usei aquele leão rampante ao peito e aquelas meias listadas com todo o orgulho e toda a alma porque, primeiro, é impossível não ser assim quando se entra em campo para rasgar os joelhos em pelados duros como o asfalto e, segundo, porque o Benfica de Abrantes estava em ruínas e só anos mais tarde seria recuperado para eu finalmente lá jogar e ser feliz.

Não há Sporting sem Benfica, não há Benfica sem Sporting. Todos os adeptos benfiquistas e sportinguistas deveriam ter sempre esta ideia linda na cabeça e olhar para esta rivalidade como uma benção que deveríamos regar e fazer frutificar e nunca, como tantas vezes acontece, manchá-la de ódio e ressabiamento.

Um Benfica-Sporting é para dançar, para cantar, para ser feliz.

PUB

Um Benfica-Sporting é para convidar a família, os amigos, os vizinhos.

Um Benfica-Sporting é para aumentar o som, partilhar vinho, cozinharmos todos juntos.

Um Benfica-Sporting somos todos nós, são gerações atrás de nós, são os nossos filhos que hão-de rir e chorar juntos a ver os dérbis do futuro.

PUB

E hão-de partilhar memórias que viveram connosco. Hão-de lembrar o dia de hoje, 10 de Maio de 2025. Hão-de falar anos a fio deste jogo que, num acaso cósmico, juntou Benfica e Sporting para os dois poderem ser campeões nacionais.

Há lá coisa mais linda do que isto?

Por Ricardo Silveirinha
1
Deixe o seu comentário
PUB
PUB