Saída de campo

António Magalhães
António Magalhães

Mais respeito

Aconteceu algo raro esta semana. Os nove jogos da jornada do nosso campeonato não tiveram nenhum ‘caso de lesa-futebol’ pelo que a Liga da Verdade, iniciativa que Record há muitos anos promove, não registou qualquer ‘incidente’. A lista negra ficou em branco, o que, se não é inédito, é quase.

Foi a primeira jornada, o que é auspicioso, mas nada garante que assim continuemos. Não é de crer que os jogos sejam imaculados, que não haja erros – seguramente haverá até alguns bem graves – porque errar é humano mesmo com o VAR a ajudar à tomada das melhores decisões.

Estamos na segunda época do VAR e necessariamente os procedimentos estão mais agilizados e a sua eficácia mais afinada. As falhas verificadas no sistema serviram para o Conselho de Arbitragem aplicar medidas e comportamentos adequados a potenciar a utilidade da ferramenta. No entanto, haverá sempre zonas cinzentas porque o jogo (pelo menos por enquanto) ainda é arbitrado por quem está no campo e não na sala da Cidade do Futebol. E por isso, mesmo em jornadas perfeitas como esta, não deixarão de existir queixas, ataques, denúncias. Está-nos no sangue. Mas serão boas ‘performances’ como as da 1.ª jornada que ajudarão a criar a imagem de respeitabilidade que os árbitros tanto reclamam. E merecem.

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.