Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

A história de uma capa

Diogo Caleiro é o nome do jovem 'invasor' que não resistiu à tentação de sair do seu lugar na bancada do estádio Magalhães Pessoa, correr pelo relvado dentro e abraçar Renato Sanches durante o Portugal-Bulgária. Um momento que ficou gravado na nossa primeira página e na memória do jovem da Golegã, e também na do médio benfiquista, que teve o seu batismo de internacional A.

O facto de ter sido capa no Record potenciou a história que atravessou sites, redes sociais e tem o seu espaço neste jornal. É uma história, não mais do que isso, mas é uma história e os jornais vivem delas tanto como de notícias. Obviamente, sabemos da responsabilidade que temos e não incentivamos a qualquer invasão. O Diogo - como qualquer outro que entre pelo campo dentro - tem a consciência de que está a fazer algo que não deve pelo que, mesmo não ficando indiferente a demonstração de afeto tão comovente, importa deixar claro que se trata de um crime.

Há entre nós o (mau) hábito de tirar conclusões precipitadas sem aprofundar as questões ou fazer o mínimo esforço para tentar perceber o que motivou uma decisão, uma escolha. Abro aqui um parênteses: não me excluo angelicalmente, pois admito já ter cometido idêntico pecado. A facilidade com que hoje se critica é proporcional à velocidade com que podemos comunicar. Através de análises superficiais, formam-se opiniões tão concludentes e inapeláveis que soam a uma condenação à morte. Este terrorismo da palavra é perigoso. Propaga-se e intoxica; recorre a verve que ofende e magoa; usa e abusa de uma impunidade quase total. Dar-lhe resposta pode provocar ódios maiores mas ignorá-lo é admitir não ter razão. Fica uma certeza: enquanto vivemos neste dilema entre argumentar ou calar, cresce a intolerância. E com ela virá algo de mais preocupante.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.