Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Algumas certezas sobre o clássico

A teoria de que os jogos entre grandes são de tripla pode continuar a aplicar-se no duelo que está marcado para esta noite na Luz, mas, convenhamos, desta vez não terá a mesma força que a fundamentou noutras ocasiões.

Quer isto dizer que o Benfica é claramente favorito. E por duas razões simples: por um lado, atravessa um ciclo triunfal sustentado em exibições convincentes; por outro, defronta uma equipa desconfiada do seu próprio valor, com problemas disciplinares e físicos, estes agravados ontem com a lesão de Marcano, e outros traumas.

Vitória descartou um favoritismo declarado mas assumiu que o ‘inferno vermelho’ dá um contributo para que a balança penda para o lado das águias. Será mais um argumento a juntar aos restantes e que coloca os bicampeões numa posição de privilégio.

O FC Porto vencer na Luz não será um acontecimento extraordinário – fê-lo duas vezes nas últimas cinco visitas, tendo perdido apenas uma – mas a efetivar-se irá contrariar toda a lógica da atual conjuntura. Esse é um estranho sinal, pois ninguém está habituado a ver o FC Porto numa condição ‘menor’ face aos seus rivais.

A grande desvantagem do FC Porto pode, contudo, ser também uma… vantagem. Contraditório? Sim, mas passo a explicar a tese. Aos dragões só interessa um resultado: a vitória. Ora, se no tempo de Lopetegui haveria sérias dúvidas de que o técnico basco arriscaria tudo para ganhar, não hesito em dizer que José Peseiro o fará.

Com estes dados, fica a melhor das certezas: o clássico vai ser um grande jogo. Um duelo mais aberto do que é normal e a qualidade dos artistas só pode proporcionar espectáculo de alto nível.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.