Saída de campo

António Magalhães
António Magalhães

Árbitros e jornalistas

Não se desculpe o que é imperdoável; não se desvalorize o que é muito grave. O mais recente ‘ataque’ à casa de um árbitro – Vasco Santos – é preocupante e deve merecer – como mereceu – o repúdio e a condenação geral. Todos os clubes têm razões de queixa – uns mais do que outros – e todos sabemos que a qualidade dos árbitros está aquém do desejável. Mas nada se resolve com ameaças, discursos de ódio ou atos de vandalismo. Numa altura de um novo ciclo na arbitragem, seria útil confiar nas instituições e no seu normal funcionamento. O Conselho de Disciplina não castigou Vasco Santos a exemplo do que fez com Jorge Sousa, mas haverá outras formas de ‘penalizar’ o árbitro. Por exemplo: ficar fora das nomeações para este fim de semana. Foi o que aconteceu.

A vida de jornalista não está mais fácil que a do árbitro. Hoje comemora-se o dia internacional do jornalista, momento oportuno pois para refletir sobre as dificuldades que enfrenta o profissional que trabalha no segmento da imprensa e que o colocam cada vez mais numa situação de fragilidade e incerteza. As dúvidas em relação ao futuro são muitas, atendendo à queda de receitas geradas por um negócio que, por paradoxal que possa parecer, tem cada vez mais milhões de leitores. Jornalismo livre é sinónimo de democracia. Defendê-la é uma missão de todos.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.