Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Daqui, o Mundo até parece perfeito

A homenagem foi singela mas genuína e sentida. As mais altas figuras do Estado português fizeram questão de marcar presença em Leiria e o futebol encarregou-se de promover um tributo solidário ao povo belga ainda em choque com os atentados em Bruxelas. O essencial cumpriu-se com respeito e comoção.

Depois veio o jogo que, desta vez, confirmou que temos boas razões para acreditar num grande desempenho no Europeu. Fernando Santos sonha como o título. A jogar assim, não há como desiludi-lo. É verdade que a Bélgica apresentou-se desfalcada e, como é natural, emocionalmente afetada, mas não deixou de defender o estatuto de número 1 do ranking mundial. Defendeu, sim, porque, de facto, durante a 1.ª parte foi Portugal quem mandou no jogo, criando oportunidades que deram para construir a vantagem segura que garantiu a vitória.

Sete jogadores formados na escola leonina entraram diretamente no onze de Fernando Santos. Dos que ainda estão em Alvalade, a figura maior foi João Mário. É um fora-de-série que arrancou 45 minutos de grande nível. Neste momento, não há dúvidas quanto à sua titularidade na Seleção. Cristiano Ronaldo voltou aos golos e Nani acompanhou-o. Fica, aliás, a fortíssima convicção de que no Europeu não jogaremos com um ponta-de-lança de raiz.

Neste estado de graça, há que acrescentar mais uma proeza de outra Seleção: os sub-19 qualificaram-se para a fase final do Europeu e aí, além de lutarem pelo título, tentarão o apuramento para o Mundial de sub-20. Tudo isto, depois de os sub-21 terem sido vice-campeões europeus e assegurarem a presença nos Jogos Olímpicos, além dos sub-17 garantirem a participação no ‘seu’ Europeu. Visto daqui, o Mundo até parece perfeito.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.