Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

De Quinito a Bruxelas

Há pouco mais de sete anos, Quinito perdeu o filho Gonçalo num desastre de viação. Na altura, o treinador estava na Turquia e integrava a equipa técnica chefiada por José Couceiro, no Gaziantepspor. Desde então, Quinito abandonou o futebol, cumpriu um longo luto e tem vivido com o "sentimento de culpa" que ontem confessou publicamente perante uma plateia de vários amigos e seguramente muitos desconhecidos.

O regresso de Quinito ao contacto com aqueles que, como eu, sempre o admiraram, foi breve mas profundamente marcante. Os que apenas dele ouviram falar ou mesmo aqueles que a si próprios perguntarão "Quinito, quem é", não ficam indiferentes aos três minutos do seu discurso na homenagem que lhe foi feita pela Associação de Treinadores, dirigida por quem tem princípios, valores e memória. Custa olhar para um homem abatido e, como ele diz, a perder por 50 a zero. Custa mais ainda porque o Quinito que conhecemos tinha uma energia sem fim, uma imensa alegria e um enorme prazer de viver. Mas apesar de ainda conviver com a dor tremenda, continua a exercer o fascínio de sempre.

As palavras de Quinito são um alerta para nos lembrarmos de quais devem ser as nossas prioridades. O dia de ontem deu-nos terríveis exemplos da nossa vulnerabilidade que nos deixam assustados com o mundo em que vivemos. A única coisa que sabemos é que o medo que inevitavelmente nos assalta não pode condicionar o nosso dia-a-dia, assim como não devemos deixar-nos dominar por qualquer sentimento de intolerância . Ambos serão trunfos para tanta maldade. Não são apenas valores como a democracia e a liberdade que ficam em perigo. O que está em causa é simplesmente o respeito pela vida humana.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.