Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Decisões sem risco

Lisboa é hoje uma das capitais da moda, um destino apetecível, sobretudo nesta altura em que muitos países vivem num clima de terror do qual felizmente temos sido poupados - rezemos para que assim continue. Desde 1967 que Lisboa é referência obrigatória no roteiro dos adeptos do Celtic que aqui conquistou a Taça dos Campeões. Ontem voltaram para comemorar o cinquentenário, enchendo de alegria as ruas da cidade e invadindo o Jamor, local de culto para os ‘católicos’ com autorização para o visitar numa decisão que se saúda da FPF.

Rui Vitória colocou reservas quanto à estreia oficial do vídeo árbitro (VAR) na final da Taça. Creio que esse risco é tão maior ou menor quanto o da sua aplicação na 1ª jornada do campeonato da próxima época. Mais: até será menor no Jamor, uma vez que estarão reunidas condições de avaliação rigorosamente equivalentes para os dois participantes. Daquilo que se sabe, haverá o cuidado de introduzir mais câmaras em determinados campos para melhorar a análise do VAR, mas dificilmente serão em número igual ao que terão os jogos televisionados dos grandes. Convinha, pois, que em vez da dúvida manifestássemos confiança num sistema que deve ser um instrumento de auxílio à arbitragem.

Fernando Santos não convocou Éder nem Renato Sanches para o novo ciclo da Seleção. Por um lado, a decisão surpreende; por outro, não. Sim, porque os dois jogadores integraram as convocatórias de todos os jogos que se seguiram ao Europeu; não, porque há nesta altura quem ofereça mais garantias, atendendo às vagas disponíveis. Acresce que ser campeão europeu não pode dar direito a ter lugar vitalício na Seleção. Ademais, Renato vai ser muito útil a Rui Jorge. E fica a promessa: da minha parte, será ‘tratado’ como um sub-21.
1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais