Saída de campo

António Magalhães
António Magalhães

Diferenças a descoberto

É inevitável falar das diferenças. A época passada, o adversário do Sporting no Troféu Cinco Violinos foi a histórica Fiorentina. Este ano, o convidado de última hora foi o Empoli, campeão da série B italiana. Em 2017 estiveram nas bancadas 37. 775 espectadores; ontem, foram apenas 18. 351. O resultado também foi diferente e pela primeira vez a taça não ficou em Alvalade. É justo, porém, que se diga que o Sporting , durante pelo menos uma hora do jogo, o suficiente para ganhar tranquilamente. Mas falhou muitos golos cantados.

O contexto explica tudo mas é demasiado redutor - e verdadeiramente cruel – responsabilizar aqueles que agora estão à frente do clube e que tiveram de colar os cacos. Mas mesmo que haja essa consciência – que se traduz inevitavelmente pelo menor entusiasmo – será muito fácil começar a crescer a vaga da saudade pelo antigo regime. Para que seja apenas fácil e não perigoso, é bom que o Sporting tenha ovos para fazer omoletas. E rapidamente.

Se apelar à tolerância faz sentido, importa também não deixar de ser exigente. A crise sem precedentes que abalou o Sporting (e cujo retrato ainda não é claro) não servirá eternamente de desculpa. Os leões vão ter que começar a puxar pelos adeptos, caso contrário estes rapidamente desmobilizarão. Cuidado, pois.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.