Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Dois jogos especiais

Passaram mais de onze anos desde a última vez que a Seleção olímpica atuou. Foi diante da Costa Rica, em agosto de 2004, que Portugal se despediu dos Jogos de Atenas, perdendo por 4-2. Não ficaram boas recordações dessa campanha, apesar da equipa de José Romão ter jogadores como Hugo Viana, Carlos Martins, Raul Meireles, Ricardo Costa, Meira, Danny e Cristiano Ronaldo. Hoje, os olímpicos voltam à ação agora sob o comando de Rui Jorge que, aliás, esteve à beira de conquistar uma medalha nos Jogos de Atlanta em 1996 não fora o ‘azar’ de se ter cruzado com a Argentina de Simeone, Zanetti, Claudio López, Crespo, Ortega e o Brasil de Ronaldo, Roberto Carlos, Bebeto, Rivaldo e Aldair. Ficámos no 4.º lugar.

Será também o regresso das seleções a Angra do Heroísmo. Prepara-se, pois, uma grande festa num encontro que terá um ‘conviva’ à dimensão da ocasião: o campeão olímpico México. Prepara-se também uma equipa que esteja à altura do desafio no Rio onde apenas estarão 16 seleções. Portugal é um dos quatro países europeus. Já é uma conquista assinalável.

Com carga simbólica mais pesada do ponto de vista emocional, o Portugal-Bélgica de amanhã é mais do que um jogo. As imagens do encontro de Leiria vão correr mundo e os momentos que irão anteceder o pontapé de saída serão seguramente intensos e emotivos. Só o facto do jogo se realizar é já uma vitória.
Sentimentos à parte, o jogo propriamente dito será apenas mais um na preparação para o Europeu. Portugal tem tendência para conseguir bons resultados frente a adversários de qualidade superior. A Bélgica é número 1 do ranking pelo que é de acreditar que a exigência do jogo eleve os níveis de eficácia dos jogadores, sobretudo junto das balizas...

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.