Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Fontes de inspiração

Numa manhã de novembro, o treinador do Parma, Nevio Scala, bateu à porta do quarto do terceiro guarda-redes da equipa, um miúdo de 17 anos, e perguntou-lhe se estava preparado para jogar à noite contra o Milan. O miúdo era Gianluigi Buffon, o jogo terminou 0-0 e a partir desse dia construiu-se a lenda.

O episódio é recordado na última edição da revista ‘World Soccer’, que dedica ao ‘portiere’ da Juve um dossiê biográfico, e aconteceu em 1995, ano em que nasceu... André Silva! Hoje, o avançado do FC Porto será apenas mais um dos que tem como objetivo marcar golos a Buffon. Uma missão impossível? Claro que não. Mas em todo o caso, uma proeza. O bate-papo entre o miúdo e a lenda que assinalou o ‘day before’ deste FC Porto-Juventus não é propriamente uma conversa de pai para filho. Mas poderia ser.

A propósito, o bom exemplo veio já dos mais novos. FC Porto e Benfica seguiram em frente na Champions dos miúdos, a Youth League. Vão marcar presença nos quartos-de-final, objetivo que os graúdos perseguem e que, a ser alcançado, constituiria um feito notável. Melhor ainda: com reflexos determinantes nas contas portuguesas no ranking da UEFA, onde o contributo de Benfica e FC Porto tem sido decisivo.

Um, dois, três, quatro... foram oito os golos de um jogo mágico que vai marcar esta edição da Champions e ficar na história da competição. O Manchester City-Monaco é daqueles jogos para arquivar na galeria dourada do museu do futebol. Quem teve a oportunidade de jogar ou assistir, daqui por uns anos dirá com orgulho: eu estive lá. E quem lá esteve foram os portugueses Leonardo Jardim e Bernardo Silva, responsável e protagonista de um dos projetos mais fascinantes do futebol europeu. Inspirador!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.