Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Mulheres de armas

A seleção feminina de Portugal conquistou na Roménia o direito a participar na fase final do Europeu. É uma proeza histórica, um feito inédito. As seleções nacionais estão, definitivamente, em estado de graça e o país pode agradecer ao futebol os sucessivos sucessos que tem alcançado. É um bálsamo para tantas agruras que os portugueses vivem no dia-a-dia.

Primeiro, o elogio às jogadoras. Verdadeiras mulheres de armas que lutaram com bravura e talento pelo seu lugar na história. Quatro anos depois da selecção de sub-19 ter atingido as meias-finais do Europeu da categoria, seguiu-se agora a qualificação para o primeiro campeonato aberto a 16 equipas e que, assim, se tornou numa oportunidade de oiro para um grupo de jogadoras que foi crescendo nos últimos anos.

Foram elas que no campo conseguiram levar um ‘pigmeu’ do panorama do futebol feminino internacional ao convívio dos gigantes que no próximo ano disputam o título europeu na Holanda. Estar entre esta élite é mais um passo de um trajeto que tem vindo a ser construído sob a égide da FPF e que abre novas perspetivas para um futuro que já se adivinhava prometedor. Há dias, o Record noticiou que mais de metade das 3000 praticantes que existem em Portugal (em Espanha, por exemplo, são… 31 mil!) tem menos de 19 anos. É a melhor prova de que há futuro.

Esta conquista será seguramente mais um estímulo para o processo de crescimento do futebol feminino em Portugal. É justo louvar treinadores e dirigentes e também aqueles clubes que sempre acreditaram e investiram no futebol feminino. No topo da pirâmide, está o presidente da FPF, Fernando Gomes, cujas apostas têm tornado o futebol português mais forte, mais organizado e sobretudo totalmente transversal.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.