Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

O campeonato não acabou

Não foi aos 90+4 minutos nem sequer foi uma vitória, mas o desfecho do clássico foi ao encontro dos desejos de Rui Vitória. O golo do empate apareceu dois minutos antes (aos 90’+2) numa altura em que previsivelmente já nada mais de relevante iria acontecer. Mas, de facto, os jogos entre estes velhos rivais no Dragão conseguem fazer história para lá dos 90 minutos.

O Benfica empatou e festejou como se de uma vitória se tratasse. Há vários fatores que justificam tal reação. Três delas estão assinaladas no parágrafo anterior: foi um clássico, no Dragão e o golo surgiu ao cair do pano. A outra tem a ver com os efeitos do resultado na tabela classificativa e que mantém uma vantagem confortável para o Benfica.

Foi um grande jogo. Na 1ª parte, o FC Porto foi muito superior e nalguns (longos) momentos a águia até teve dificuldade em respirar. O merecido golo só veio depois do intervalo com Diogo Jota a aproveitar o ‘buraco’ que Ederson deixou aberto. Rui Vitória tarde equilibrou a luta no meio-campo com a entrada de Horta e Espírito Santo fez o dragão recuar cedo demais. O disparate de Herrera deu uma janela de oportunidade a Lisandro que, como águia que se preza, voou para o golo. Feitas as contas, o Benfica tem boas razões para sorrir lá do alto da sua liderança mas sabe que não pode estar cem por cento tranquilo.

O Sporting regressou às vitórias (já era altura) e será uma questão de tempo até recuperar os níveis de confiança (os penáltis falhados são sintoma de que eles estão afetados) ao mesmo tempo que conquista novas dinâmicas que proporcionaram melhor qualidade de jogo e… mais vitórias.

O que se passou no túnel de Alvalade deve ser esclarecido. Já se percebeu que o Conselho de Disciplina não tem mão leve.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais