Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

O melhor do campeonato

Se colocarmos um ponto de interrogação na frase que serve de título a este espaço de opinião, poderemos ter várias respostas. A nível individual, elas serão mais divididas. Jonas foi melhor do que Slimani? E Gaitán em relação a João Mário? O debate dará luta e muitos argumentos poderão ser esgrimidos. É claro que chegaremos sempre a um ponto em que alguém dirá: pois, mas aquele é que foi campeão. Esse será sempre argumento determinante para a eleição. O futebol competitivo é iminentemente resultadista.

No seguimento da mesma pergunta, se a generalizarmos ao coletivo talvez o consenso seja maior. Para Jesus é quase unanimidade, mas é verdade que o Sporting chegará ao final do campeonato como a equipa que produziu futebol mais atraente. Só que isso não significa que vá ser campeão ou até que mereça mais a conquista do título do que o Benfica. Se os encarnados alcançarem o tão desejado tri, ninguém poderá dizer que não é merecido. O mais que se pode alegar é que se o Sporting for campeão também o será com inteiro mérito.

O melhor do campeonato é mesmo esta permanente indefinição de quem vai chegar no final em 1.º lugar. Se o Sporting cumprir a sua ‘obrigação’ de vencer o V. Setúbal, então teremos já a garantia que se irá prolongar esta incerteza que deixa milhões à beira de um ataque de nervos mas que confere ao campeonato uma emoção à qual nem os mais distraídos poderão ficar indiferentes. Já agora, respeitemos o hábito de guardarmos tudo para o fim.

João Sousa não foi melhor do que Nadal mas em muitos e longos momentos conseguiu ser superior ao rei da terra batida que, a jogar em casa, teve de suar as estopinhas para vencer o nosso craque. Uma vez mais, parabéns João!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.