Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

O título de uma grande equipa

O Benfica é tricampeão e somou o 35.º título da sua história. Está, pois, de parabéns no final de um campeonato intenso, emocionante, dividido e polémico como há muito não se via. Glória aos vencedores, honra aos vencidos porque o Sporting também é merecedor, logo aqui nestas primeiras linhas, de um elogio público. Este campeonato saiu altamente valorizado por este despique entre aqueles que outrora foram batizados de ‘eternos rivais’ e que, de facto, respeitaram a sua história e a sua grandeza.

Para os registos, fica o tri do Benfica, proeza que não era alcançada desde 1977. Para a memória, ficará sempre a questão sistematicamente levantada: quem foi melhor? A verdade é que não há campeões injustos e independentemente da qualidade do futebol praticado pelo Sporting, a verdade é que o título rumou à Luz. E essa vitória ninguém pode beliscar, sobretudo quando se olha para os números do Benfica e se constata que foram muitos os recordes que estabeleceu. Tudo aquilo que se possa valorizar na campanha do Sporting por tabela valoriza a conquista encarnada.

É a vitória de uma grande equipa. Não apenas dos jogadores – alguns, como Ederson, Lindelöf, Renato Sanches, forjados na ausência de titulares; outros que tiveram um desempenho fantástico, como Jonas, Pizzi, Jardel – mas foi também a vitória de um staff alargado que se estende do corpo técnico à presidência, passando pela comunicação (que foi tão ativa e importante numa época de ‘guerra total’) e por tantos outros departamentos que constituem a famosa ‘estrutura’ a qual, no fim do dia, também se deve sentir vitoriosa. Mas, se como se diz, ela não ganha campeonatos, então sobressai ainda mais o nome de um homem sério, sereno e indiscutivelmente competente: Rui Vitória.

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.