Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Pedro a puxar, Bruno sem se soltar

Não foi por falta de tentativas que o debate entre Bruno de Carvalho (BdC) e Pedro Madeira Rodrigues (PMR) não atingiu picos de maior tensão. As estratégias dos dois candidatos eram diferentes e ambos mantiveram-se fiéis a esses planos, não vacilando nos momentos de maior provocação. A conversa chegou a aquecer, é verdade, sobretudo porque PMR tinha muitos ataques preparados que poderiam elevar a temperatura para graus… escaldantes. Mas BdC conseguiu manter alguma distância e procurou ser mais contido. Foi, por isso, menos agressivo e o opositor não o arrastou para terreno pantanoso.

O debate andou entre factos e promessas. Com obra feita e quatro anos na liderança, BdC tem naturalmente números e resultados para mostrar. Faltam-lhe títulos, mas exibiu dados que PMR não contrariou, por um lado porque não tinha como, por outro porque quando teve oportunidade fê-lo com pouca contundência. As promessas divergiram em função das posições. O presidente a desejar a consolidação de um trajeto, o pretendente a proclamar a rutura. No caso de BdC, o pavilhão é referência incontornável e atrás dela vem muita coisa valorizável; já o futebol ainda vive de promessas do passado. Para PMR, o estilo de liderança e o foco nas conquistas do futebol serviram para marcar diferenças.

Percebeu-se que BdC resistiu ao impulso de responder com outro argumentário. Só em poucos momentos se soltou. Já PMR foi mais ele próprio, com o discurso fluente e sem levantar a voz deixou a sensação de estar confortável. O facto de o debate ter sido uma exposição de ideias controlada ao minuto e com regras bem definidas, perdeu alguma da sua essência: a conversa, a discussão. Louve-se o trabalho do moderador e o respeito e a elevação que BdC e PMR conseguiram conservar.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais