Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Tempos de ambição renovada

Luís Filipe Vieira formaliza hoje a recandidatura à presidência do Benfica. Pela frente, mais 4 anos de mandato que, quando estiverem concluídos, registarão 19 anos de ligação de Vieira ao clube, embora os dois primeiros tenham sido cumpridos numa função de assessor para o futebol.

O mais difícil já está feito. Vieira não deixa nunca de recordar o que era o Benfica antes de ele chegar e a verdade é que o clube transformou-se profundamente. Primeiro recuperou a dignidade e, especialmente ao longo da última década, reconquistou o prestígio e a grandeza, ao mesmo tempo que ganhou uma vocação vanguardista em muitos projetos.

O que ainda está por fazer é agora aquilo que importa. A atitude face ao futuro é um fator que permite perceber até que ponto o novo ciclo pode ser virtuoso. Vieira criou uma cultura de exigência que hoje em dia está enraizada e, por isso, o facto de definir como objetivo prioritário a conquista do tetra – para abrir uma fase de hegemonia – é sintomático dos tempos de grandeza e de ambição que se vivem na Luz. Essa, porém, é uma meta que não depende exclusivamente dele, Benfica, mas também da sua concorrência. E, esta época, das duas uma: ou marca esse desequilíbrio ou ‘dá vida’ a um dos rivais.

Num percurso com mais certezas do que dúvidas, Rui Gomes da Silva foi sempre uma ‘questão interna’ que sem nunca se transformar num conflito tornou-se muitas vezes uma situação desconfortável. O vice-presidente poderá não integrar a direção neste quinto mandato o que lhe dará margem para, finalmente, assumir aquilo de que muitas vezes é acusado: de ter agenda própria. Uma coisa é certa: dentro ou fora, Rui Gomes da Silva terá sempre legitimidade para ambicionar à cadeira de sonho.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0