Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Tudo bem explicadinho

É difícil concentrarmos o foco para aquilo que motiva o nosso trabalho quando a todo o momento a nossa atenção se desvia para as imagens brutais dos incêndios que consomem o Funchal e várias regiões do continente. É o nosso país, o nosso património, são as nossas gentes. São pessoas que conhecemos que vivem em sobressalto, é uma ameaça permanente que parece não ter fim. Felizmente, a solidariedade não é palavra vã e no meio do choque e de tanta dor ainda há quem abra as portas de casa para oferecer um abrigo e quem estenda os braços para oferecer o conforto possível.

O futebol também esteve sob ameaça e simultaneamente serviu de refúgio. O Tondela foi afetado por um fogo e inevitavelmente os clubes da Madeira também, tal foi a dimensão da catástrofe que atingiu a ilha. O Estádio do Nacional correu sérios riscos e nesta altura ainda não é certo que possa receber o primeiro jogo da Liga que se inicia amanhã. O Estádio dos Barreiros acolheu quem ficou sem um teto para dormir.

Procuremos dirigir o foco para o que nos vai prender a atenção nos próximos 289 dias, aqueles que correspondem à época 2016/17, a qual termina com a Taça de Portugal. As jornadas que aí vêm confirmarão (ou não) os sinais que a pré-época ofereceu. Para já, as únicas certezas têm a ver com uma série de alterações às leis do jogo e aos regulamentos disciplinares. Algumas (de umas e outras) devem causar estranheza e, por isso, é bom que o adepto fique desperto para elas. A preocupação em que tudo fique bem explicadinho tem uma virtude pedagógica à qual se associa relativa apreensão sobre a justeza de certas medidas. Mas a vontade de esclarecer é um grande mérito, como por exemplo as explicações sobre as nomeações dos árbitros. Num ambiente mais assético, tudo pode correr melhor.

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0