Entrada em campo

António Magalhães
António Magalhães

Uma certeza entre tantos ses...

No final do (grande) jogo da Luz, foi legítimo questionar se o Benfica não poderia ter continuado na Liga dos Campeões se alguns lances tivessem tido um destino diferente. A começar, claro, pelo penálti que não foi assinalado em Munique e pela oportunidade perdida por Jonas nesse jogo. A prosseguir, já no duelo de Lisboa, na soberana ocasião que Jiménez teve logo depois do 1-0 para terminar na expulsão que se impunha de Javi Martínez, momentos antes de Talisca fazer o empate, e que colocaria o Benfica em superioridade numérica no último quarto de hora de jogo.

Os ses são pródigos no futebol e com a facilidade que se colocam num duelo desta dimensão têm, naturalmente, um peso maior na análise que se pode fazer dos factos. A realidade é que o Benfica conseguiu construir – com paciência, trabalho, organização e qualidade – a oportunidade para discutir o apuramento. Essa foi a conquista do Benfica neste duplo confronto com o Bayern que, no início, estava destinado a ser um pesadelo. Não foi. Pelo contrário. Se houve quem sentisse alguma perturbação, acabou por ser o Bayern, uma vez que a sua eliminação da Liga dos Campeões seria um escândalo internacional.

Ficou, assim, a certeza de que o Benfica voltou a assumir-se como um grande da Europa. Ser grande não significa, no entanto, ser gigante. Esses são os Bayerns e os Reais, ainda que outros, como o Barcelona, também fiquem pelo caminho. Os registos, porém, são esclarecedores: na última década, os clubes espanhóis, ingleses e alemães preencheram 36 das 40 vagas das meias-finais disputadas na Champions. As quatro participações sobrantes foram conquistadas pela Juventus, Inter, Milan e Lyon. O que o Benfica fez ontem alimenta-nos a esperança de que um dia um clube português lá voltará.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.