António Magalhães
António Magalhães

Uma imensa dívida de gratidão

O nome de Mário Moniz Pereira fica gravado para a eternidade na história do desporto português. Foi um atleta invulgar e multidesportivo; foi um treinador jubilado por recordes, títulos e medalhas olímpicas; foi um sábio fazedor de campeões, sendo Carlos Lopes o maior de todos; foi um lutador indomável pela causa do atletismo; foi um homem de muitas artes e de grandes paixões; foi, enfim, uma figura ímpar da nossa sociedade.

Numa altura em que o desporto português tinha enormes dificuldades em impor-se além fronteiras, Moniz Pereira fez do atletismo a bandeira do nosso orgulho. Fez-nos acreditar que com trabalho, dedicação e disciplina poderíamos ser tão bons ou melhor do que os outros. Foi fonte de inspiração para os atletas com quem trabalhou mas até para profissionais de outras áreas.

Se no desporto é raro encontrar nomes que ficam acima de qualquer querela clubística, o de Moniz Pereira é um deles. O Senhor Atletismo era um sportinguista de coração mas sempre foi reconhecido, respeitado e admirado pela comunidade desportiva, independentemente de cores e preferências, porque na verdade era um homem especial com um trajeto de vida pessoal e uma carreira desportiva invulgares. É por isso credor de uma vénia nacional.

Moniz Pereira construiu momentos de glória que elevaram bem alto o nome de Portugal. Foi merecedor de dezenas de homenagens, entre elas a do Record precisamente no dia em que completou 88 anos, tendo recebido das mãos de outro gigante, Artur Agostinho, a medalha de ouro do nosso jornal. Teve uma vida rica e intensa e deixa-nos um legado feito de conquistas e exemplos. Por tudo isto e muito mais, obrigado Moniz Pereira!
3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais